Crea-MT reúne com Energisa para discutir alinhamento técnico dos serviços de energia elétrica

1 de junho de 2021, às 11h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Câmara Especializada  de Engenharia Elétrica (CEEE) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT)   realizou no mês de maio, reunião extraordinária que contou com a  participação  da  concessionária Energisa. Na ocasião,  foi discutido sobre alinhamentos técnicos de   projetos de rede de distribuição, geração distribuída, solicitação de disponibilidade e energia, principalmente   contrato   de   demanda, além de assuntos ligados ao andamento das fiscalizações de obras de rede elétrica.

“ Durante a reunião, destacamos a elaboração do contrato de fornecimento. Após os tramites dos clientes e engenheiros os mesmos estão com longos prazos, dessa forma tem causado desconforto para os clientes. Devido a isso, a CEEE solicitou também a diminuição do tempo de obras para grandes clientes, que mesmo com a participação financeira do interessado,  chega  em  até a 540 dias para o serviço ficar pronto.  O principal objetivo da reunião é ajustar esses pontos entre Crea-MT e a  Energisa. Na oportunidade, colocamos em pauta normas técnicas e os prazos que devem ser de acordo com a resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica”, destacou o coordenador da CEEE do Crea-MT, engenheiro eletricista Edson Domingues de Miranda.

Na ocasião, os gestores da Energisa, que participaram do encontro colocaram os pontos primordiais e a Câmara de Elétrica do Crea-MT através dos engenheiros fizeram colocações, algumas de grande relevância para a categoria da modalidade da Engenharia Elétrica, como a questão da normatização.

O encontro contou com a participação do diretor-financeiro do Regional Mato-grossense, engenheiro civil, André Luis Schuring que colocou o Conselho à disposição para qualquer informação referente as mudanças de normas, procedimentos adequados para solicitação de contratos e projetos, e que o Sistema estará aberto para qualquer eventual que ocorra com algum profissional da área.

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, engenheiro eletricista Edson de Miranda explicou a relevância do diálogo permanente com a concessionária de energia. “Temos muitas solicitações dos engenheiros, por isso é necessário entender as ações relacionadas as análises dos projetos e contratos de fornecimento de energia elétrica. Portanto essa reunião foi   fundamental para manter essa proximidade com a Energisa”, disse Edson.

Participantes que representaram  o Crea-MT

O coordenador da CEEE do Crea-MT engenheiro eletricista Edson Domingues de Miranda, o coordenador adjunto da CEEE engenheiro eletricista Eduardo Delmondes, diretor-financeiro do Regional Mato-grossense, engenheiro civil, André Luis Schuring, o vice-diretor administrativo do Crea-MT, engenheiro eletricista   Ivan Gonçalves, os conselheiros, engenheiros eletricistas, Diogo Vogal, Adriano Breunig, Edson Dias, Matheus da Silveira, o conselheiro adjunto Valdinei Souza   e o engenheiro eletricista Lauro Leocárdio.

Já representando a Energisa participaram do encontro, os engenheiros eletricistas Marcelo Pazotti, José Nelson, Roger Gissoni, o coordenador Juliano Moretti, a analista Comercial e coordenadora de relacionamento, Diane Bianchini Ferreira e o coordenador de registro de serviço operacional, Miguel Mendes Lara.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos: Rennan Kawahara