Crea-MT realiza reuniões de Câmaras Especializadas do mês de junho hibrida

17 de junho de 2021, às 17h49 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Os coordenadores e membros das Câmaras Especializadas de Civil, Agronomia, Florestal, Elétrica e Geo/ Minas e Industrial realizaram reunião mensal de junho na semana passada   de forma hibrida.

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC), engenheiro civil Darci, explicou que a reunião da CEEC contou com a visita do presidente do Crea-MT, engenheiro civil, Juares Samaniego e do superintendente Giovani Bertol.  Assessores técnicos do Conselho fizeram parte da reunião, onde realizaram assessoria na área de processos da área de autos de infração e acompanharam pautas de assuntos de interesse da Assessoria Técnica (Aste).

“ Existem cinco Grupos de Trabalho (GT) na CEEC, onde os membros fizeram   explanação das ações e o andamento de cada uma delas.  GT ação 08/09 da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), na qual represento Mato Grosso nacionalmente.   Vale ressaltar que   do dia 23 a 25 de junho terá reunião da CCEEC em Brasília, onde tratará sobre o andamento dos projetos de lei de interesse da Engenharia”, disse Darci.

Outros GTs trataram da fiscalização, aprimoramento do Livro de Ordem e Educação à Distância (EAD) e eventos.   Na oportunidade, o setor de informática do Crea-MT expôs item de pauta que foi analisado   referente a segurança das certificações digitais nos processos.  O jurídico enviou legislação   para respaldar essas questões apresentadas.  “Foi analisada revisão de decisão 2418/2019, encaminhada pela Assessoria Técnica, porém os membros da CEEC deliberaram para não haver alteração, ou seja, para ficar da mesma forma que trata sobre a necessidade de um profissional de engenharia para acompanhar a manutenção das redes de galerias de águas pluviais. Então foi mantida a exigência da necessidade desse profissional”, destacou o coordenador da CEEC.

Durante o encontro foram homologados 324 processos de Ad Referendum, que são: registro, inclusão de responsável técnico, registro de pessoa física e jurídica e outros. Na oportunidade foram analisados cinco processos de denúncias, que estão aguardando reunião presencial para serem deliberados, e quatro do eCrea, que foram encaminhados para conselheiros relatarem.  “Deliberamos 47 processos de autos de infração que foram relatados na reunião anterior.

“ Também foram relatados 77 autos de infração a legislação, além de discutir a deliberação referente baixa e cancelamento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) com protocolo    único”, avaliou Darci. Ainda de acordo com o coordenador da CEEC, será marcada antes da próxima plenária reunião com todos os coordenadores de Câmaras Especializadas para decidir esses e diversos outros assuntos que devem ser deliberados por todas as outras Câmaras.

Durante a reunião da Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro), o Instituto AgriHub do   Sistema Famato   fez uma apresentação sobre a entidade que é uma rede de inovação em agricultura e pecuária que identifica os problemas dos produtores rurais e os conectam a startups, mentores, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para desenvolver soluções e promover o melhor ajuste de tecnologias ao campo. Na oportunidade o AgriHub, propôs a realização no mês de julho de uma Live em parceria com o Crea-MT e a Ceagro, com o tema” Tecnologia e Ferramenta Digitais para Engenheiros Atuantes no Agronegócio”.

Na oportunidade, os coordenadores e membros das Câmaras Especializadas de Civil, Agronomia, Florestal, Elétrica e Geo/ Minas e Industrial   também realizaram reunião de forma hibrida e realizaram centenas de processos.

As Câmaras Especializadas do Crea-MT

São órgãos decisórios no que diz respeito a examinar e decidir todos os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e as infrações ao Código de Ética que chegam ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).  Cada câmara tem como objetivo examinar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para melhorias nas atividades do Conselho e sua região de atuação. Elas são compostas por conselheiros regionais e seus suplentes, que representam instituições de ensino superior e entidades de classe, em diversas modalidades que compõem o Sistema.

Texto: Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR), Fotos: Igor Bastos