Uma correta e saudável climatização exige um responsável habilitado
21 de março de 2017, às 11h49 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
As temperaturas altíssimas que vêm ocorrendo em todo o país, impulsionaram a venda de aparelhos de ar condicionado, e consequentemente, o tempo das filas de espera pela instalação destes aparelhos. Em Cuiabá, onde o clima já é normalmente alto, há que se ter muita atenção à qualidade do ar e à manutenção de aparelhos que alteram o clima.
“Todo sistema de climatização interfere na temperatura, umidade e qualidade do ar de um ambiente. Assim, atua diretamente no conforto e na saúde das pessoas que estão num determinado espaço. Por isso mesmo, as instalações dos equipamentos de ar condicionado ou climatização sempre devem ser efetuadas por profissionais habilitados”, explica o engenheiro mecânico e conselheiro da Câmara de Engenharia Mecânica do Crea-MT, Durval Bertoldo da Silva.
Infelizmente, nem sempre os profissionais ou empresas que prestam estes serviços de instalação, manutenção ou mesmo conserto de aparelhos de ar condicionado ou climatizadores são habilitados para isto. Diversos problemas podem surgir como a perda da garantia do equipamento, diminuição da vida útil, menor eficiência de refrigeração, maior consumo de energia, entre outros mais graves, como o vazamento de fluido refrigerante, sobrecarga, curto circuito e até mesmo princípio de fogo na rede elétrica. Em alguns casos, os instaladores chegam a romper ferros de vigas de concreto, comprometendo muitas vezes a integridade da edificação. Outro caso comum é o excesso de peso em cima de platibandas, lajes e telhados. “O resultado é que muitos dos sistemas vêm sendo instalados por leigos, sem o acompanhamento técnico devido. E, é importante esclarecer aos cidadãos sobre estes perigos, para que estejam atentos aos prestadores de serviço que estão contratando para se responsabilizar pela qualidade do ar de suas casas e empresas”, explica Bertoldo.
Independente da potência dos aparelhos, a instalação ou a manutenção só poderá ser realizada por empresas que tenham um profissional habilitado e registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Levando em consideração o risco que o mau funcionamento de um sistema de refrigeração pode causar, seja devido ao dimensionamento ineficiente, instalação inadequada ou a manutenção precária, recomenda-se procurar por um profissional habilitado para se responsabilizar por estes serviços.
Desde 1998 existe uma legislação do Ministério da Saúde que obriga os proprietários de ambientes climatizados a manterem um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) estabelecido pela Portaria n° 3.523 e a Resolução n° 09/2003 da Anvisa, que trata de procedimentos de manutenção e da necessidade de promover a renovação do ar no ambiente. O PMOC deve ser elaborado por profissional de nível superior, habilitado no CREA, com formação em engenharia elétrica, mecânica ou então, engenharia industrial