Plenária indica Pedro Nonato da Conceição e Ramis Bucair para serem homenageados pelo Confea

10 de julho de 2012, às 16h01 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

Na noite dessa segunda-feira, dia 10 de julho, durante a Sessão Plenária mensal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) o engenheiro florestal Pedro Nonato da Conceição e o técnico em agrimensura, Ramis Bucair (em memória) foram indicados pelos conselheiros a serem homenageados na maior cerimônia de horarias do Sistema Confea/Crea e Mútua a profissionais que prestaram serviços e influenciaram no desenvolvimento do país.

Na mesma noite, o presidente do regional Juares Samaniego, trouxe dois anúncios em primeira mão aos conselheiros. O primeiro refere-se à publicação da Resolução nº 1.042 do Confea, prorrogando para o dia 31 de dezembro de 2012, o requerimento junto aos Creas da “ART a posteriori” para o registro da Anotação de Responsabilidade Técnica de serviços ou obras não registradas na época de sua execução. “O Crea-MT já possui alguns pedidos de ART a posteriori e a partir de amanhã, dia 10, os processos ganham andamento”, garantiu.

Juares também anunciou a suspensão da Resolução nº 1.010, que dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional. A partir desta terça-feira, dia 10, o registro dos egressos voltarão a ser analisados nos termos da Resolução nº 218 e demais leis específicas, até o prazo de 31 de dezembro de 2013. O presidente acredita que essa decisão afetará os recém-formados, uma vez que ao suspender a citada Resolução ocorrerá conflitos de atribuições aos profissionais.

Durante a Palavra Livre, o conselheiro pela Associação de Engenheiros Agrônomos de Sorriso (AEAS), engenheiro agrônomo Ademir Pivatto, relatou a sua participação na Inauguração da Embrapa Sinop como representante do Crea-MT na última semana. Surpreso com a grandiosidade das instalações, Pivatto elogiou a estrutura e recomendou que os profissionais conheçam a instituição. “O Mato Grosso deve sentir-se orgulhoso pela espetacular obra de engenharia. São 618 ha destinadas a pesquisa, uma estrutura de 8 mil m² de construção com madeira nobre apreendida, com laboratórios fantásticos e desenvolvedores e certificadores de tecnologia”.

Já o engenheiro civil Luiz Benedito de Lima Neto, conselheiro pelo Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso, exaltou o sucesso do seminário que o Senge realizou para discutir Mobilidade Urbana e Segurança Pública, no mês de junho, em Cuiabá. “A participação dos profissionais foi maciça e as discussões alcançaram os seus objetivos. Ficamos muito satisfeitos com os resultados, o que muito nos motiva a avançar.”

Os Indicados –

Indicado para ter o seu nome gravado no Livro do Mérito, Ramis Bucair, falecido em dezembro de 2011 aos 78 anos, dedicou a sua vida à espeleologia e constituiu um acervo de mais de quatro mil peças arqueológicas, etnográficas e geológicas, além de exemplares de pedras semi-preciosas, semi-joias, fósseis pré-históricos, pedras com inscrições rupestres, cristais e rochas raras que podem ser vistos em seu museu que leva seu nome, no centro histórico de Cuiabá. Como técnico agrimensor, Ramis Bucair acumulou um currículo plausível. Dentre seus feitos, merece destaque o trabalho de manutenção das linhas telegráficas implantada por Marechal Cândido Rondon, que o obrigou a percorrer mais de 700 km a pé, selva a dentro. Foi ele também que realizou o primeiro contato pacífico com os índios Cinta-Larga; demarcou a reserva dos índios Umutinas em Barra do Brugres; descobriu, identificou, pesquisou, topografou, fotografou e catalocou 39 cavernas no Estado de Mato Grosso e mais de 10 Sítios Arqueológicos; recebeu vários títulos de Honra ao Mérito, troféus, medalhas de honra e homenagens especiais do Congresso Nacional, Senado Federal e Ministério do Meio Ambiente.

Pedro Nonato, indicado para receber a Medalha de Mérito, é professor aposentado. Foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participou da implantação do curso de Engenharia Florestal da UFMT e na formação de inúmeros engenheiros florestais. Ele também participou e desenvolveu vários projetos na Secretaria de Estado de Agricultura; publicou livros, artigos, trabalhos acadêmicos e projetos de grande relevância científica, além de ter proferido palestras em todo o território brasileiro.

Os nomes serão enviados para análise da Comissão do Mérito no Confea para cerimônia que marcará a abertura da 69ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) a ser realizada em 19 de novembro próximo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de Brasília, e deverá homenagear 28 nomes e não 24 como no ano passado.

*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT