Crea alerta: Ainda há profissionais sem o Registro Nacional
19 de junho de 2012, às 17h10 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Neste ano o Cadastro Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea completa cinco anos e ainda há profissionais registrados junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) que não realizaram o recadastramento para obter a carteira de validade nacional.
Em 2007, os profissionais foram convocados a realizarem gratuitamente o recadastramento nas sedes dos Conselhos e inspetorias, com o objetivo de atualização e padronização de informações, criando assim o Cadastro Nacional que resultaria em benefícios, como facilitar a concessão de vistos, certidão de registros, atuação livre em todo o território nacional e emitir a carteira profissional, à prova de falsificação.
De acordo com dados estatísticos da Gerência de Informática do Crea-MT, dos 11.380 profissionais registrados no Estado, 607 profissionais em situação de legalidade ainda não realizaram o recadastramento nacional. É importante ressaltar que embora estejam em dia com o Conselho, os profissionais devem recadastrar-se sob pena de serem impedidos legalmente de exercer a profissão. “Sem o registro nacional, o profissional não consegue ativar o visto em outros Estados e nem mesmo consegue registrar a Anotação de Responsabilidade Técnica”, lembra a colaboradora Maria de Los Angeles.
Para o recadastramento o profissional deve comparecer ao atendimento do Crea-MT munido dos documentos pessoais e de fotocópias autenticadas dos mesmos (carteira de identidade, título de eleitor, quitação eleitoral, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4 recentes e taxa de R$ 35,00).
*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT