Plenária aprova cadastro de três cursos da área tecnológica
12 de junho de 2012, às 17h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Foram aprovados por unamidade durante a plenária ordinária dessa segunda-feira, 11, o registro de três cursos da área tecnológica: dois cursos técnicos em segurança do trabalho, um da Unemat, campus de Cáceres e outro da Unic, campus Cuiabá, e o curso de graduação em engenharia civil da Faculdade Anhaguera, campus de Rondonópolis. Além do registro no Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino devem realizar esse cadastro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), órgão responsável por habilitar os profissionais.
Ainda durante a plenária, o conselheiro federal Marcos Vinícius Santiago repassou informações sobre as principais pautas no âmbito federal e esclareceu dúvidas dos conselheiros sobre a Resolução 1.010, de 2005, que continua em vigor, já que foi votada de maneira incorreta. “Durante a última plenária do Confea foi aprovada a suspenção da Resolução 1.010 até dezembro de 2013, mas votações desse tipo precisam obedecer um rito processual, e devem ser julgadas por um quórum qualificado, e esses passos não foram seguidos, por isso, a Resolução continua válida até que seja tramitada corretamente”, explicou Santiago.
Além dos processos analisados pelas câmaras e pela comissão de renovação do terço das entidades e instituições de ensino, conselheiros e convidados utilizaram a “Palavra Livre”, entre eles, o conselheiro Sérgio Plens, representante da Associação de Engenheiros Civis e Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Aenor), requisitou ao presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, atenção ao processo de construção de usinas e pequenas centrais hidrelétricas na região de Sinop.
De acordo com o presidente, “a fiscalização do Crea já tem programada uma ação para fiscalizar PCH’s na região de Sapezal e também em Sinop. O que couber ao Conselho será feito, sem dúvidas”, afirmou. Também utilizaram o espaço para comunicações os conselheiros Airton Froeder da Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro), Luiz Benetido de Lima Neto do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (Senge-MT), o engenheiro Pedro Assunção e o assessor parlamentar do Crea-MT Jesse Barros. A plenária também teve a presença da engenheira florestal Adriane Sander, representando a inspetoria de Sinop.
*Laís Costa
Gecom/Crea-MT