Amaest completa 18 anos de atuação e comemora homologação do registro pelo Confea

1 de junho de 2012, às 16h44 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Há 18 anos foi criada a Associação Mato-grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest), que reúne 350 profissionais atuantes em Mato Grosso. A maioridade da associação vem acompanhada de um presente: esta semana a entidade teve o registro homologado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A conquista foi comemorada pelos associados e pelo presidente da Amaest, o engenheiro Aubeci Davi dos Reis, que destacou a luta pelo reconhecimento legal da entidade desde a sua fundação.

Em uma breve conversa, o engenheiro destacou algumas características da atuação e do mercado de trabalho para os profissionais especializados em segurança de trabalho, além das próximas atividades da entidade.

Crea-MT: Qual a importância do profissional especializado em segurança do trabalho, e onde ele atua?

Aubeci Davi dos Reis: O profissional que tem especialização em segurança do trabalho adquire um lado mais humano entre os profissionais da engenharia, já que atua com o objetivo de preservar vidas, diminuir o índice de acidentes nas empresas, indústrias etc. Atualmente as empresas consideram o fator humano, os trabalhadores, o maior patrimônio e procuram não apenas cumprir a legislação mas atuar preventivamente.

Quanto a atuação, os profissionais podem trabalhar em empresas ou indústrias, realizar perícias técnicas e judiciais, projetos de combate a incêndio, ou atuar em uma empresa própria, realizando consultorias.

O mercado mato-grossense está aquecido, e há um vasto campo de trabalho. A demanda por esses profissionais fez com que os cursos aumentassem em todo o Estado. Esse crescimento é observado a partir do ano 2000, quando começaram as especializações em segurança do trabalho, em Mato Grosso.

Crea-MT: Quais profissionais podem fazer a pós-graduação em segurança do trabalho?

Aubeci David dos Reis: Os profissionais formados em engenharia e arquitetura podem cursar a especialização. É importante ressaltar que essa especialização agrega o título ao registro do profissional, e as outras especializações agregam somente a atribuição. Os profissionais especializados em segurança do trabalho têm uma atuação interdisciplinar, e transitam por várias áreas da engenharia.

Crea-MT: Quais são os próximos objetivos a serem alcançados pela Amaest?

Aubeci Davi dos Reis: Após essa longa trajetória para conseguir a homologação do registro da entidade teremos uma vaga para titular e uma para suplente, no plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e vamos propor a criação da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, já que fazemos parte da Câmara de Engenharia Civil atualmente.

*Laís Costa
Gecom/Crea-MT
*Créditos da foto: Fablício Rodrigues