Plenário do Confea homologa registro da Amaest e Sintamat

29 de maio de 2012, às 17h51 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Durante a sessão plenária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) realizada em Brasília no último dia 24 de maio, foi aprovada a homologação do registro da Associação Mato-grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest) e do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Mato Grosso (Sintamat).

Para o conselheiro federal Marcos Vinícius Santiago essa é uma grande vitória para o Estado de Mato Grosso. “Esse compromisso eu havia firmado ao assumir o meu mandato como representante de Mato Grosso e ficamos muito felizes em termos alcançado mais essa conquista, que era esperada ainda para o segundo semestre deste ano.”

De acordo com o conselheiro federal, após publicada a homologação, tanto a Amaest quanto o Sintamat passarão a ter o direito de realizar o convênio de mútuo acordo com o Crea-MT para receber parte da arrecadação das ARTs e poderão pleitear assentos no plenário do Regional a partir de 2013.

Criada em 1994, a Amaest congrega mais de 350 profissionais em todo o Estado. Atualmente presidida pelo engenheiro de segurança do trabalho, Albeci Davi dos Reis, a entidade aguarda a homologação há 18 anos. “Ficamos muito contentes com essa notícia, gostaria profundamente de agradecer o empenho do conselheiro Marcos Vinicius, ao presidente do Crea-MT Juares Samaniego, à diretora geral da Mútua Marciane Prevedello Curvo e ao meu colega Jesse Barros, presidente da Associação dos Engenheiros Sanitaristas, por terem contribuído para essa vitória”.

Já o Sintamat, em atividade desde 2003, há 3 anos busca o direito de participar das câmaras Especializadas de Floresta e de Agronomia. Para o presidente Giovani Marcos Bertol, 2012 está sendo um ano de fortalecimento do Sindicato. “Atualmente o Sintamat possui aproximadamente 400 técnicos agrícolas associados e neste ano já instalamos a 1ª Delegacia Regional em Primavera do Leste, vamos inaugurar a 2ª delegacia Regional em Tangará da Serra e estamos a poucos passos de alcançar o piso salarial profissional”.

*Josemara Zago
Gecom/ Crea-MT