Palestra do Entec$ 2012 aborda sobre Receita Agronômica
28 de maio de 2012, às 14h33 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Durante o Encontro Nacional de Tecnologias de Safras – Entec$ 2012, que ocorreu de 22 a 25 de maio, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também apresentou uma palestra sobre o Receituário Agronômico e suas implicações. A convite da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Lucas do Rio Verde (AEA-LRV), o tema foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e conselheiro do Crea-MT, Walter Valverde.
Valverde iniciou a palestra elucidando os conceitos de associação e sindicato, onde uma valoriza o profissional e a outra defende os interesses trabalhistas, respectivamente. “Existe um equívoco diante da função do CREA, faz-se necessário esclarecer que o Crea possui duas funções principais: habilitar o profissional e fiscalizar as suas ações, portanto ele não representa o profissional”, salientou.
Segundo a resolução 344/90 da Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) a receita agronômica é a prescrição e orientação técnica para utilização de agrotóxico e demais insumos, por profissional legalmente habilitado. “No Brasil, os agrotóxicos e afins só podem ser comercializados diretamente ao usuário mediante a apresentação do Receituário Agronômico”, observou Valverde.
Em 2011, o Crea-MT fiscalizou mais de 900 propriedades em 15 municípios. Dentre as principais faltas, 14% das propriedades apresentaram o Receituário Agronômico sem assinatura do Responsável Técnico, e 11% dos Receituários estavam com a assinatura escaneada. “De um modo geral, o uso da receita agronômica vem sendo demasiadamente negligenciado e após esse circuito de palestras orientativas que o Crea está realizando em todo o Estado, a fiscalização ficará mais rigorosa, a fim de que seja alcançado o real objetivo da prescrição”.
Para Valverde, o profissional deve utilizar a receita com mais responsabilidade e o produtor rural ter a consciência de que essa prescrição não serve apenas como uma autorização legal para a aquisição dos insumos. “A receita é um instrumento de apoio ao produtor, além de instrumento de controle profissional e fonte para fiscalização”.
*Josemara Zago
Gecom/ Crea-MT
Entec$