Presidentes do Indea-MT e Crea-MT estudam parceria
25 de maio de 2012, às 14h16 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O presidente do Crea-MT, Juares Silveira Samaniego, visitou no último dia 24 de maio, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Jurandir Taborda Ribas. Na pauta, um termo de cooperação técnica para que a ação dos dois órgãos possa ser emplementada.
“Recebemos um comunicado do próprio Indea-MT sobre a fiscalização dos profissionais da área tecnológica no campo, a exemplo dos técnicos e engenheiros agrícolas e agrimensores. Deixamos bem claro ao dirigente que essa atribuição é exclusiva do Crea e caso eles detectem algum problema, esta demanda deve ser encaminhada ao Conselho imediatamente”, explicou Juares Samaniego.
Samaniego ainda reforçou que entre os conselhos profissionais existentes no país o Crea é o mais atuante na fiscalização do exercício das diversas profissões que congrega e com maior número de fiscais. “Além da anuidade temos a Anotação de Responsabilidade Técnica, que ajuda a manter esse estrutura. Ressaltando que essa fiscalização além de proteger à sociedade de maus profissionais ou da ação de leigos, acabamos por garantir o mercado de trabalho para o profissional diplomado e registrado”, exclareceu.
Jurandir Ribas agradeceu a visita e os esclarecimentos e se comprometeu em comunicar o descredenciamento de profisisonais formalmente ao Crea-MT, para que providências éticas possam ser tomadas. “Não podemos multar esses profisisonais, isso cabe ao Crea. Mas podemos descredenciá-los e encaminhar essa denúncia ao conselho profissional deles”, disse.
Os dois dirigentes também conversaram sobre ações de fiscalização pontuais no campo, que possam ser realizadas ainda este ano em conjunto, a exemplo de anos anteriores. “Teremos um resultado mais efetivo e com gastos menores. Já está comprovada que a atuação em parceria resulta em resultados positivos”, avaliou Samaniego.
Entre as ações do Indea está a execução das atividades de vigilância e defesa sanitária animal e vegetal, inspeção, fiscalização, padronização e a classificação dos produtos e subprodutos de origem vegetal; inspeção e a fiscalização dos produtos e subprodutos de origem animal, identificação e cubagem de madeira e outras atividades afins delegadas.
Também participou da reunião o chefede gabinete do Crea-MT, Helmut Flávio Daltro.
*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT