Produtores de Lucas do Rio Verde tiram dúvidas sobre Responsabilidade Técnica durante o Entecs 2012

24 de maio de 2012, às 16h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

As reais exigências da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) na propriedade agrícola foi o tema da palestra ministrada pelo professor e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Valente, na 10ª edição do Entecs – Encontro Nacional de Tecnologia de Safras realizado em Lucas do Rio Verde, nesta quarta-feira, dia 23 de maio.

Depois de explanar sobre todo o funcionamento operacional do Conselho Federal, Conselhos Regionais e as leis que os regulamentam, o professor apresentou a ART como um resumo de contrato firmado entre o profissional e o produtor rural (cliente) para a execução de uma obra ou serviço. “A ART dará a garantia ao contratante de que sua produção está sendo administrada por um profissional capacitado e que todas as responsabilidades recairão sobre esse profissional caso hajam falhas”.

De acordo com João Valente, o negócio agrícola deve ser encarado como qualquer outra atividade que dependa de conhecimentos específicos. “Da mesma forma que para se fazer uma cirurgia, por mais simples que seja, devemos procurar um médico especialista ao invés de um leigo, também o produtor rural não deve entregar a responsabilidade de sua produção às mãos de uma pessoa sem a ciência necessária para o sucesso da sua safra. O objetivo do Crea é fazer com que todo negócio agrícola tenha um responsável técnico.”

Ao final da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de sanar algumas dúvidas com o próprio presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, que também esteve presente, sobre o preenchimento da ART, sobre as operações de fiscalização no campo e sobre as responsabilidade do Receituário Agronômico, que foi tema da palestra do conselheiro e engenheiro agrônomo Walter Valverde, na mesma tarde.

A diretora geral da Mútua-MT (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), Marciane Prevedello Curvo também aproveitou a oportunidade para apresentar aos presentes o pacote de benefícios que os profissionais podem ter acesso ao associarem-se.

Até o dia 25 de maio, os profissionais que participam do Entecs, poderão tirar as suas dúvidas sobre o Crea-MT e associar-se à Mútua no estande do Cearpa-MT, Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários, localizada na tenda principal.

Veja mais fotos do evento no site www.flickr.com/creamt.