Palestra esclarece futuros profissionais sobre verdadeiro papel do Crea

16 de maio de 2012, às 15h05 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Como forma de conscientizar os futuros profissionais quanto às atribuições que cada um poderá exercer depois que estiverem formados e registrados junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o engenheiro sanitarista Jesse Barros procura conversar com os alunos das universidades para conscientizá-los das exigências legais para cada profissional da área tecnológica.

Nos dias 9 e 11 de maio, Jesse ministrou palestras aos acadêmicos dos cursos de engenharia ambiental e engenharia civil da Unic. Para a professora Neli Assunção Silva, “a partir dessa palestra, a visão dos alunos fica mais esclarecidas quanto as suas futuras atribuições profissionais e quanto a importância do Crea e da fiscalização para a sociedade”.

Jesse explica que no geral os alunos apresentam-se alienados sobre a existência do Crea e que a maioria dos estudantes passam a ter conhecimento sobre essa autarquia federal somente no final do curso, quando já é tarde para se fazer algumas escolhas ou exigências junto a sua instituição de ensino. “Os alunos compreendem que para cada serviço técnico há um profissional específico, mas não se atentam para o fato de que as suas atribuições dependerão das matérias que forem estudadas na faculdade. Por exemplo, as atribuições concedidas ao egresso de uma determinada faculdade podem não ser as mesmas dos egressos de uma outra faculdade, e isso tudo por causa da grade curricular oferecida ao aluno.”

Para aqueles que já conheciam o Crea, Jesse procurou desmistificar a ideia de que o Crea seja um órgão meramente arrecadador com a função de punir o profissional. “A função do Crea é defender a sociedade, punindo aquele que exercer ilegalmente a profissão, garantindo dessa forma a reserva do mercado para o bom profissional, para aquele que exerce a sua profissão de forma correta e legalizada”.

Ao final das palestras, Jesse colocou o Crea à disposição dos estudantes. “Para dar apoio ao acadêmino o Conselho possui o Crea-Júnior, o qual é coordenado por estudantes de vários cursos tecnológicos e está sempre aberto a novos adeptos e sugestões”, concluiu o engenheiro.

As faculdade que quiserem oferecer aos seus alunos a palestra do Crea, de forma gratuita, basta entrar em contato pelo e-mail: jesse.san20@gmail.com.

*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT