Crea Mato Grosso participa da 5ª reunião do Colégio de Presidentes do Centro-Oeste 2021
5 de novembro de 2021, às 16h59 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Representando o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Eng. Civ Juares Samaniego, a 1° vice-presidente do Crea-MT, Eng. Civ Marciane Prevedello Curvo, participou do primeiro dia do 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste (CPCO).
A primeira vice-presidente do Crea-MT, Marciane destacou a grande participação de colaboradores do Regional mato-grossense de maneira virtual. “Nosso pessoal está online e ansioso por esta reunião, para conhecer as boas práticas do Crea-GO e trocar experiências de excelência, que é o que temos feito em todas essas reuniões e tem sido excelente para nós”, afirmou, representando o presidente do Crea-MT, Eng. Civ. Juares Samaniego.
Além de Marciane, o evento que vai até o dia 05 de novembro realizado em Goiânia reuniu a coordenadora do CPCO, Eng. Civ. Fátima Có, presidente do Crea-DF; o presidente do Crea-GO, Eng. Civ, Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira e a presidente do Crea-MS, Eng. Agrim. Vânia Mello.
A reunião também é acompanhada, presencial e virtualmente, por colaboradores dos Creas do Centro-Oeste e convidados – incluindo o vice-presidente no exercício da Presidência do Confea, Eng. Civ. João Carlos Pimenta, que fez uma breve participação virtual no encontro.
Durante a abertura, a coordenadora Eng. Civ. Fátima Có destacou se sentir feliz com a afinação do grupo de presidentes do Centro-Oeste. “Nossas trocas e discussões são muito proveitosas e, sem falsa modéstia, nossas propostas têm sido essenciais para levantar debates realmente importantes no CP”, declarou, referindo-se ao Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Temos certeza de que esta será mais uma reunião bastante proveitosa”, completou Fátima.
Em seguida, o presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, frisou recepcionar a reunião do colegiado com prazer. “O Centro-Oeste tem se destacado pelo seu posicionamento, incorporando nossas demandas e sendo efetivamente ouvidos no Colégio de Presidentes. Estamos sendo respeitados enquanto região unida e ativa e este é um legado que estamos construindo e deixaremos para as gestões vindouras. É só em conjunto que conseguiremos fazer a diferença no cenário nacional”, ressaltou o anfitrião.
A presidente do Crea-MS, Eng. Civ. Vânia Mello, por sua vez, agradeceu pela recepção do Crea-GO. A engenheira ainda deu coro às falas dos colegas. “Temos percebido nas reuniões do CP o quanto temos feito a diferença para os profissionais de todo o País com nossa participação”, afirmou. Vânia Mello destacou ainda a importância da interação dos colaboradores dos Creas do Centro-Oeste. “São eles que tocam os Conselhos; que fazem a diferença. Por isso, agradeço a participação de todos. Tenho certeza de que sairemos muito melhores depois desta reunião”, finalizou.
Entre as apresentações, a Eng. Amb. Marcella Castro, coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Crea-GO, abordou o Troféu Seriema – Prêmio Crea de Meio Ambiente, destacando as etapas e ações necessárias para viabilizar a realização da premiação, envolvendo desde a elaboração do regulamento até os preparativos da solenidade. Ela também apresentou o conceito do Programa Cidades Verdes e a importância da participação do profissional do Sistema Confea/Crea para o desenvolvimento urbano sustentável.
Depois foi a vez da Eng. Civ. Rosana Brandão, coordenadora de Planejamento e Qualidade, explicar a auditoria e os relatórios de gestão realizados pelo Crea-GO. “Explicamos a obrigatoriedade da criação em todos os Creas de uma unidade de auditoria interna”.
Coube ao Eng. Quim. Frederico Neiva, líder da Área de Fiscalização, Planejamento e Geoprocessamento, falar sobre a fiscalização de serviços periódicos e as ações de fiscalização adotadas durante a pandemia.
O líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização do Crea-GO, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, teve a missão de apresentar os benefícios alcançados com os acordos de cooperação técnica.
O líder da área de Análise de Processo de Registro, Eng. Civ. Cid Nelson Ferreira da Silva, mostrou o trajeto interno desde o momento em que o profissional solicita a CAT no requerimento online, passando pela análise e a emissão da CAT no registro.
Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com assessoria do Confea