Crea-MT adere Campanha “ novembro Azul” em prol da luta contra o Câncer de Próstata
9 de novembro de 2021, às 15h38 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), aderiu durante este mês, a campanha: “Novembro Azul”, movimento em prol da saúde do homem que tem como meta informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino. Além disso, a campanha visa frear o preconceito em relação a exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença.
O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, explica que Crea-MT, como Conselho Profissional, aderiu ao “Novembro Azul”, incentivando e promovendo ações em prol da qualidade de vida de seus colaboradores, familiares e profissionais do Sistema Confea/Crea. “ Apoiar uma campanha tão nobre é tornar agente comunicador ao repassar a importância da dos cuidados contra o câncer ao maior número possível de homens”, explanou o presidente do Crea-MT. O segundo vice-presidente, diretores, conselheiros, superintendente e funcionários do Crea-MT aderiram à Campanha “Novembro Azul, ao colocarem o lacinho da cor “azul”.
“Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”, disse o 2° vice-presidente do Crea-MT, engenheiro agrônomo Márcio Eduardo Forti
Já o diretor-financeiro do Crea-MT, engenheiro civil André Luiz Schuring destacou dados divulgados pela imprensa nacional. À exemplo do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O órgão estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil.
O colaborador Robinson Jesus da Costa de 65 anos, disse que pesquisou informações sobre o assunto e descobriu que a doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos, e que outro tipo de câncer considerado raro é o tumor no órgão genital masculino que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa alcançar os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem. O Atlas de Mortalidade por Câncer registrou em 2018, 458 casos no país.
Organizadora da Campanha no Conselho, a gerente de logística (Gelog) do Crea Mato Grosso, Adriana Imbriani, o mês é destinado a chamar atenção da sociedade para a prevenção e cuidado da doença. “ O nosso objetivo é alertar não só os funcionários homens, mas também as mulheres sobre a prevenção, dessa forma elas possam estar informando amigos, pai, irmãos e familiares sobre a importância de realizar o exame ”, disse Adriana.
Com intuito de chamar a prevenção da doença, a fachada do Crea Mato Grosso ficará iluminada na cor azul durante todo mês, como forma de aderir a Campanha.
Texto: Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR), Fotos: Igor Bastos e Rennan Kawahara/ com dados do Inca