Crea-MT faz reunião com o PROCON para discutir acessibilidade nas agências bancárias
17 de fevereiro de 2017, às 11h59 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Na última quarta-feira (15), o Coordenador de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Givaldo Dias Campos, reuniu-se com a equipe de fiscalização da Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (PROCON) para discutir as normas técnicas de acessibilidade que devem estar presentes dentro das agências bancárias da Capital e do interior do Estado. Givaldo foi convidado pelo órgão, por ser especialista no assunto.
O objetivo do encontro entres os órgãos foi apurar as condições atuais e as ideais de acessibilidade nas agências, analisando tanto a parte interna como a externa, além disto, tendo em conta o direito de acesso físico facilitado, principalmente visando o atendimento a idosos, gestantes e pessoas portadoras de necessidades especiais.
Para introduzir os temas abordados na reunião, Givaldo levou um panorama geral sobre as discussões relacionadas atualmente à acessibilidade em todo País. “Nos últimos tempos, de forma geral, o Brasil tem experimentado grandes mudanças e acentuados avanços que visam garantir os direitos dos seres humanos. Tem-se discutido, além da acessibilidade física, a acessibilidade pedagógica e atitudinal, como forma de garantir o direito pleno a acessibilidade dos cidadãos”, esclarece.
Segundo o especialista, a acessibilidade física ainda corresponde a uma das grandes barreiras que precisam ser eliminadas nos grandes centros e, “nesta reunião, procuramos analisar as condições de acessibilidade das agências bancárias em nosso Estado”, detalhou.
De acordo com o Gerente de Fiscalização do PROCON, Ivo Vinicius Firmo, a ideia do encontro foi discutir as normas de acessibilidade e também capacitar a e
quipe de fiscalização da Superintendência para poder realizar ações mais assertivas, “essa parceria com o Crea-MT é acolhida para um melhor entendimento dessas normas, pois são elas que os fiscais de defesa do consumidor utilizam durantes as inspeções e, até mesmo para podermos esclarecer os consumidores que nos procuram com reclamações sofridas em certos estabelecimentos bancários”, frisou Ivo Firmo.