Setor de Fiscalização do CREA-MT amplia estratégia de ação com nova tecnologia
10 de fevereiro de 2017, às 12h07 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A Gerência de Fiscalização se reuniu com os Coordenadores de Polo na sede do CREA-MT, nos dias 08 e 09, para debater o novo planejamento de ações para 2017. Agora a fiscalização passa a ter também uma ação ampliada, buscando e tratando dados que antecedem a ação de fiscalização em si, a partir da troca de informações com as instituições, fazendo um alerta e esclarecendo sobre a necessidade de regularização.
O objetivo das novas ações é fazer com que os profissionais estejam mais atentos e se regularizem, evitando maiores problemas à sociedade. “A nova proposta do setor é tratar uma fiscalização orientava, tirando o foco da multa e do auto de infração. Sempre que se entender necessário, o Crea-MT estará divulgando para a sociedade e para o segmento a ser fiscalizado que a ação acontecerá, “com isso pretendemos ter um resultando mais positivo em termos de regularização, sendo assim, o fiscal irá fazer a verificação se foram atendidos os aspectos legais. A intenção do Crea é que todo serviço que exija conhecimento técnico tenha a participação de um profissional habilitado”, informa o Gerente de Fiscalização, Giovani Bertol.
A presidente do Crea-MT, Kateri Dealtina Felsky dos Anjos, também conversou com os coordenadores e elogiou as novas implementações na fiscalização, garantindo apoio a equipe para que as ações sejam mais direcionadas e competentes.
“A intenção do Conselho é orientar os profissionais e empresários sobre o respeito às normas, queremos que os empreendimentos sejam sempre conduzidos por profissionais realmente habilitados, além disto, somos um órgão que fiscaliza a regularidade dos registros profissionais”, destaca Kateri.
A presidente também assegurou novas ferramentas de trabalho para que os fiscais possam ter mais agilidade no serviço, “ vamos investir na melhoria dos sistemas de informática, dando melhores condições de trabalho, tudo para que isso se reverta em benefícios a sociedade”, pontua a presidente.
A ferramenta de ARCGIS é uma inovação no CREA-MT, agora a fiscalização terá melhores condições na coleta de informações, que juntamente com o banco de dados já existente no Crea, garantirão ao fiscal informações mais precisas, para que ele realize inspeções mais eficientes.
“O principal desafio é melhorar o resultado, com a implementação da nova tecnologia e a nova metodologia, é possível uma fiscalização on-line ou mesmo off-line e, com um serviço de tratamento de informações ganha-se em tempo. O fiscal coleta os dados enquanto o coordenador já analisa as informações, fazendo com que haja mais rapidez no processo”, explica o gerente.
Para o Coordenador do Polo III, Jancarlos Rossini, que compõe a cidade de Guarantã do Norte, o maior benefício desta nova linha de ação é a agilidade, "esta atualização dos serviços trará vários benefícios aos fiscais, pois com o uso da tecnologia, a atuação será muito mais ágil e prática, tornando assim a fiscalização muito mais eficaz", frisa Jancarlos.
Além da inovação tecnológica, os fiscais também promoverão palestras técnicas sobre a função do CREA-MT, como instituição de regularização profissional e não representante de classe ou fiscalizador de obras.