Presidente do Crea-MT Juares Samaniego homenageia os Engenheiros Ambientalistas pelo dia

31 de janeiro de 2022, às 9h46 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Eng. Civil, Juares Samaniego homenageia, nesta segunda-feira, 31 de janeiro, os profissionais da Engenharia Ambiental.

“ Hoje parabenizo os responsáveis pela fiscalização de recursos ambientais, pelo controle de resíduos no meio ambiente e pelo desenvolvimento de técnicas de preservação. Engenheiras e Engenheiros Ambientais assumem a maior responsabilidade que existe. Ou seja, a  preservação da vida na Terra depende do trabalho desses profissionais. Muito mais do que gestores de questões sociais, econômicas e legais, vocês assumem um compromisso com o futuro. O bem-estar coletivo depende de vocês”, explanou o presidente ao homenagear os profissionais da modalidade do Sistema Confea/Crea.

Conheça um pouco sobre a profissão

Além de zelar pela conservação do meio ambiente, o engenheiro ambiental preocupa-se com a promoção e proteção da saúde humana. Ele é responsável por projetar sistemas de obtenção, tratamento e distribuição de água, pelo controle da poluição do ar e do solo, pelo sistema de tratamento de esgoto ou descarte de resíduos.

Vamos conhecer algumas das áreas onde um engenheiro ambiental pode atuar e as principais atividades que desenvolve em cada uma delas.

Saneamento

A área de saneamento básico é um dos principais ramos de atuação deste engenheiro. Ele projeta, constrói e opera sistemas de coleta e abastecimento de água para a população. Seu trabalho envolve sistemas de transporte e tratamento de esgoto e lixo domésticos, assim como de resíduos industriais.

O engenheiro ambiental também planeja sistemas de drenagem com o objetivo de prevenir enchentes e inundações.

Recuperação de Áreas Degradadas

Um engenheiro ambiental está capacitado a realizar mapeamentos e levantamentos geográficos, assim como elaborar estudos sobre impactos ambientais em determinadas áreas.

Nas áreas poluídas ou degradadas pela ação humana, o engenheiro ambiental desenvolve e executa projetos de recuperação.

Construção Civil

Na construção civil, o engenheiro ambiental realiza análises de impacto e acompanha a obra para verificar seu impacto no meio ambiente. Emite laudos e pareceres técnicos.

É responsável por conseguir as licenças ambientais necessárias para a construção. Controle de Poluição

No combate à poluição, o engenheiro ambiental monitora a qualidade da água, do solo e do ar. Fiscaliza a emissão de gases em indústrias e a maneira como os resíduos são descartados.

Planejamento e Gestão ambiental

O engenheiro ambiental realiza estudos aprofundados sobre o impacto que as atividades econômicas geram no meio ambiente. A partir destes estudos, planeja as ações de exploração e utilização de recursos naturais com o objetivo de minimizar o impacto.

Ele também estuda maneiras de reutilizar resíduos industriais com o propósito de otimizar a produção, reduzir gastos e minimizar os efeitos causados no meio ambiente.

Onde estudar Engenharia Ambiental

Quem deseja seguir carreira como engenheiro ambiental deve ter um diploma em curso superior reconhecido pelo MEC e obter um registro junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado onde trabalha.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)