CECAS delibera processos durante reunião de fevereiro

10 de fevereiro de 2022, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho (CECAS), realizou reunião dia 04 de fevereiro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).  Durante o encontro o coordenador da CECAS, conselheiro, Eng. civil Darci Lovato fez a leitura de correspondência, informando que foi enviado para a Assessoria Técnica do Crea (ASTE) analisar dúvida de um profissional sobre formas que classificam uma obra, e o encaminhamento foi providenciado.

“ Na ocasião foi lido o e-mail do profissional Flaviano Smaniotto.  Demanda encaminhada pela conselheira, Eng. civil Aledir Magalhães, através de denúncia da Ouvidoria do Conselho, onde na próxima reunião da CECAS será feita discussão sobre o assunto, além da citação  de um memorando que será enviado a Superintendência (SOP) do Crea-MT, para que seja realizado  o  contato com os  cursos  Engenharia Civil  do estado para a  formação de  um  grupo de coordenadores e  organizar  reunião online, com o objetivo de aproximar o Sistema profissional com o Sistema acadêmico”, explicou Darci.

Ao dar seguimento as pautas discutidas na reunião o conselheiro Darci Lovato informou  o envio de memorando para a Gerencia de Tecnologia da Informação (GETEC), propondo melhoria no Sistema Ecrea. Os membros aprovaram a súmula da reunião anterior. Na oportunidade, a Câmara recebeu a visita do gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição e a da coordenadora Ivanil Martins.  “Os responsáveis pela fiscalização fizeram uma explanação de várias ações que vem sendo realizadas em Mato Grosso, além da discussão entre os membros da CECAS sobre o Plano de fiscalização anual, pontuando diversas assuntos relacionados ao tema. A conselheira, Eng. civil Marciane Prevedello Curvo, que é coordenadora do Grupo de Trabalho de Fiscalização da CECAS, propôs reunir material   e passar para a fiscalização do Conselho”, destacou o coordenador da CECAS.

Na oportunidade, o conselheiro Eng. civil Roberto Vasconcelos do Grupo de Trabalho (GT) EAD/ Integração/ profissional/ Sistema acadêmico destacou algumas demandas. Em seguida a coordenadora do GT de Eventos, Eng. civil, Luana Cristina de Lima, falou sobre os inicios dos trabalhos das programações dos cursos e eventos de nível tecnológico. “ Criamos o GT Itinerante Sinop. O grupo conta com os conselheiros, Eng. civil Roberto Vasconcelos, Eng. Luana Lima, Eng. de Segurança do trabalho, Giuvania Maria Soares, que cuidarão de questões relacionadas as ações   da Câmara, onde o evento será realizado no mês de abril em Sinop.

Após isso foi dado  início ao item da pauta que trata de trabalhos exclusivos e profissionais com formação superior e atuação dos técnicos. Foi criado uma comissão, tendo como membros, os conselheiros, Eng. civil André Schuring, Eng. civil, Eng. civil Jesuel Alves de Arruda e a  Eng. civil Aledir Magalhães, com o objetivo de  traçar metas  através de  plano de ação   do importante item.

“ No encontro foram deliberados   193 processos  Ad Referendum. Para finalizar  a pauta foram trabalhamos as metas do Plano de trabalho da  CECAS 2022. Depois das discussões  e debates aprovamos as metas   que darão   base ao Plano de ações e será   encaminhado para a presidência ainda neste  mês de fevereiro. Já na deliberação dos processos definirmos relatores de quatro processos de ética, além de darmos  entrada e  definimos relatores   que já  receberam processos para serem  analisados  e relatados”, relatou Darci.

Ainda segundo Darci, também foi feita a deliberação de um processo que estava sob a relatoria da conselheira Eng. Civil   Luanna Lima.   A deliberação foi realizada e encaminhada.   Na ocasião foi votado um processo pelo eCrea,  que estava sob o encargo  do Conselheiro Antonio  Iracildo.

“ Com relação a documentos físicos, deliberamos dois processos um pelo conselheiro, Eng. civil  Roberto Vasconcelos e outro pela conselheira, Eng. civil  Aledir Magalhães. Os membros deliberaram   e já encaminhamos também. Após isso, deliberados  71 processos físicos de auto de infração que foram relatados e deliberados, e também processos de revel”, disparou o coordenador da CECAS .

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos: Igor Bastos e Rennan Kawahara