200 mil mulheres compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua

25 de fevereiro de 2022, às 10h52 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No dia em que se celebram os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil, dia 24 de fevereiro, o Sistema Confea/Crea e Mútua também comemora o número de profissionais mulheres inscritas: são 200 mil engenheiras, agrônomas, meteorologistas, geógrafas, geólogas, enfim, todas as mulheres representadas nas profissões que compõem o Sistema.

Desde a sua concepção, em 2018, o Programa Mulher representa um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema. Em 2019, apenas 12% de mulheres compunham o plenário dos 27 Creas. Com o resultado das eleições de 2020, esse percentual subiu para 14%. Esse aumento da participação feminina vai ao encontro, ou até já seja reflexo do Programa Mulher lançado em 2019, que tem como objetivo fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais, que atualmente representam 200 mil profissionais inscritas no Sistema.

Presidente Joel Krüger, no Programa Mulher

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou a importância da data e os números que representam a participação feminina. “Hoje se comemora 90 anos de conquista do Voto Feminino Brasil. Um direito essencial que as mulheres lutaram muito para possuir. Em 1932, um ano antes da criação do Sistema Confea/Crea e Mútua, o Código Eleitoral garantiu a mulheres acima de 21 anos os direitos de votar e serem votadas em todo o território nacional. Dois anos depois passou a ser previsto na Constituição Federal. Atualmente as mulheres representam a maioria dos eleitores do Brasil. Porém, apenas 15% das candidatas a cargos eletivos foram eleitas nas últimas eleições gerais no Brasil. Dentro do nosso sistema profissional, atingimos hoje a marca histórica de 200 mil mulheres com registro ativo no Sistema. Um marco histórico que deve ser celebrado. Com o Programa Mulher, implantado em 2018, temos conseguido ampliar a participação de nossas profissionais em cargos eletivos do Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse Joel. “Acreditamos e – estamos trabalhando – para que haja uma paridade nos números do Sistema, hoje somos cerca de 1 milhão de profissionais, e queremos que as mulheres representem mais que os 20% que hoje aparecem em nossos bancos de dados”, contabilizou Krüger.

Fonte: Confea