Câmaras Especializadas do Crea-MT realizaram reunião e CECAS apresenta balanço dos trabalhos

24 de março de 2022, às 16h24 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

As cinco Câmaras Especializadas do Crea Mato Grosso: Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho. Agronomia, Engenharia Florestal, Elétrica, e Geo, Minas e Industrial realizaram reunião no mês de março, debatendo vários assuntos relacionados ao exercício profissional.

Durante o encontro, os membros da Câmara   Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho (CECAS), realizaram leitura de correspondência, com vários itens, inclusive solicitações de consulta, energia elétrica de média tensão, que foi encaminhada para a relatoria do conselheiro, eng. civil Josuel Arruda.   Na oportunidade foi destacada a participação dos conselheiros:  eng. agrimensor Carlos Michelini, eng. civil Luanna ,eng. civil  Milton Soares , eng. de segurança do trabalho  Giuvania  Maria Soares além de mim  no  encontro de Líderes em fevereiro  e as principais pautas tratadas no encontro nacional em Brasília.

“Dando sequência nos assuntos, os coordenadores de Grupos de Trabalhos (GTs) repassaram as informações das atividades desenvolvidas. Através do GT de eventos, a conselheira eng. civil  Luanna Lima  que está coordenando a questão da plenária itinerante e a próximo reunião da Câmara que será realizada em abril em Sinop.  Os conselheiros, eng. civil Luanna Lima, eng. de segurança do Trabalho Giovania Maria Soares e eng. civil Roberto Vasconcelos   estão mobilizando as entidades de classe e os cursos de Engenharia para estarem no encontro”, detalhou Darci.

 Já na questão do GT de fiscalização, a conselheira, Eng. civil Marciane Prevedello Curvo, que coordena o grupo informou que fez encaminhamento de sugestão para que a gerencia do setor faça ações nesse sentido, e que na próxima reunião da CECAS será apresentado o plano anual de fiscalização. Na oportunidade ouve algumas atualizações do grupo GT IAD, sistema acadêmico/ Profissional através do conselheiro, eng. civil Roberto Vasconcelos, que fez algumas explanações do GT EAD.   Após dar seguimento no encontro, também foram deliberados e aprovados 499 processos de Ad referendum.

Na ocasião foi feito encaminhamento para definir o conselheiro relator, eng.  Sanitarista Valmi Simão sobre  a questão de atestado emitido dando atribuição de  Projeto de barragem para o engenheiro agrícola, onde será feita uma revisão do assunto, e levar para pauta na reunião de abril. No encontro foi feita uma divulgação das ações da ouvidoria e da fiscalização referente a denúncia feita por um profissional   de Cáceres, informando que a prefeitura do município não ter profissionais habilitados para análise de projeto.

A conselheira, eng. civil Aledir Magalhães fará o encaminhamento ao profissional que enviou a denúncia no Crea-MT. outro item importe colocado durante a reunião, diz respeito aos trabalhos exclusivos de profissionais com formação superior e atuação dos técnicos. Os dois pontos estão sendo coordenados pelo    conselheiro, eng. civil André Schuring, onde ficou de tratar exclusivamente desse assunto em uma reunião extraordinária que será definida.  No encontro foram tratados   sete processos de denúncia ética, alguns foram relatados e encaminhados para ouvir os denunciados, e outros definidos pelo relator para que seja feita análise para a próxima reunião. Além de definição do processo do eCrea, tendo como relator conselheiro eng. agrimensor Carlos Michelini, e a deliberação de quatro processos físicos de consultas e interrupção de registros. No final da reunião foram relatados e deliberados 72 processos de autos de infração e   102 de forma revel.

 

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) Fotos: Igor Bastos