Abenc-MT e Crea-MT promovem palestra sobre pavimentação urbana para acadêmicos e engenheiros recém-formados

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de junho, acadêmicos das Engenharias da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participarão da 5ª edição da palestra conhecendo o Sistema Crea/Confea e Mútua. De iniciativa da Associação Brasileira de Engenheiros Civis Departamento Mato Grosso (Abenc-MT), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), o evento será realizado no auditório João Balduíno Mofan, da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET), da UFMT, a partir das 18h.

Na ocasião, o professor de Engenharia Civil e doutor em Engenharia de Transportes da UFMT, Sérgio Magalhães, ministrará a palestra “Pavimentação Urbana: Suas manifestações patológicas e reciclagem”, que abordará temas como: pavimentação, drenagem e reciclagem de pavimento.

“A abordagem da palestra faz menção à Engenharia de Pavimentos Flexíveis, Engenharia de Pavimentos Rígidos, e de Pavimento Semi-rígidos. A ideia é colocar atualizações do cenário dos pós pandemia, das novas pesquisas sobre pavimentação e da reutilização dos pavimentos, como: materiais de revestimentos e materiais de base, com isso nós estaremos economizando as pedreiras, as jazidas e assim por diante”, detalhou Magalhães.

Ao longo dos três dias de evento será abordada a drenagem urbana e suas consequências dentro do dimensionamento. No último dia, especialmente, será debatido ainda o dimensionamento de pavimentos.

De acordo com o professor, apesar do evento ser aberto ao público, os assuntos abordados terão mais relação com os cursos de Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental e de Transportes. “Essas são áreas que têm envolvimento com a parte de mecânica dos solos, pavimentação rodoviária e assim por diante. O curso atende essas três demandas principalmente”, explicou engenheiro de Transportes.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)