Delegados eleitos irão representar Crea-MT durante CNP em Goiânia
23 de agosto de 2022, às 11h42 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
O encerramento da 11ª edição do Congresso Estadual de Profissionais – CEP 2022, ocorrido no dia 19 de agosto, foi marcado pela eleição e posse de novos delegados que irão representar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) durante o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será acontecerá em Goiânia, entre 06 e 08 de outubro.
Realizado a cada três anos, o CNP é um fórum que conta com a participação de representantes dos 27 Creas do país. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Ao todo, Mato Grosso será representado por 14 delegados, entretanto, apenas 11 profissionais foram eleitos durante o segundo dia do Congresso em Cuiabá, sendo cinco com mandato e seis sem mandato. As outras três vagas serão ocupadas pelo presidente do Conselho, eng. civil Juares Samaniego, pela coordenadora do CEP 2022, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, e pelo diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua), eng. civil Adjane Prado. Confira a lista dos delegados eleitos ao fim da matéria
“O CEP foi satisfatório, tivemos um bom resultado graças ao trabalho da comissão que coordenou o Congresso e todos os conselheiros que, de maneira direta e indireta, participaram do evento. Foi um reflexo do que talvez o estado de Mato Grosso vai mostrar para o restante do país em relação à organização, ao volume de profissionais que participaram dos encontros microrregionais e do Congresso Estadual”, destacou Samaniego.
Para Marciane, as propostas aprovadas e que serão apresentadas no CNP são de grande relevância e contribuem para o crescimento das Engenharias, Agronomia e Geociências, e serão defendidas pelos 14 delegados que irão representar não só Cuiabá mas também as 24 microrregionais do interior do estado.
De acordo com o delegado eng. eletricista Matheus da Silveira, o segundo passo, após a eleição, é tomar conhecimento das propostas aprovadas em plenário, para que sejam debatidas no Congresso Nacional. “Essas proposições são demandas que sempre chegam até nós, reivindicações profissionais que estão sendo tratadas e esperamos que possamos apresentá-las bem em Goiânia”, pontuou.
Para o eng. agrônomo Clóvis Albuquerque, o fato de ter obtido um resultado positivo na eleição para delegado exige grande responsabilidade. “Nós estamos levando propostas de Mato Grosso que beneficiarão todos os profissionais do estado e do país e pretendo trazer do CNP o melhor resultado possível para os profissionais vinculados ao Crea-MT”.
Da mesma opinião partilha o eng. florestal Lázaro Rodrigues que, presente no evento, enfatizou que pretende fazer o melhor possível para representar, debater e avançar junto ao Sistema, trazendo informações para os profissionais do estado. Seguindo na mesma linha, o eng. agrônomo Naildo Lopes destacou que irá defender e lutar por todas as propostas aprovadas durante o CEP.
“Estamos organizamos para apresentar e defender, em Goiânia, todas aquelas proposições que são de interesse dos nossos profissionais, concluí-las e fazer com que virem efetivamente leis e resoluções no Sistema, e assim possamos ter as nossas necessidades atendidas e desenvolvidas no exercício profissional”, salientou o eng. sanitarista Jesse Barros.
Em concordância, o eng. agrícola e ambiental Plínio Monteiro, enfatizou ainda a luta para que o Sistema seja reforçado e as lacunas sejam eliminadas. “O objetivo é fazer com que nós profissionais consigamos desempenhar o nosso trabalho da melhor maneira possível, protegendo a sociedade, entregando um serviço de qualidade a todos aqueles que nos contratarem”.
Ainda, na oportunidade, também foram eleitas as engenheiras Ambiental, Késia Valadão, e Civil, Samira Galvão. Ambas destacaram não só a luta em prol do fortalecimento da categoria, mas também a importância da representatividade feminina no CNP.
“De todos os candidatos eleitos, apenas duas são mulheres. Nós estamos tentando entrar, nos fazer ativas”, destacou Valadão. Já Samira Galvão defende que “as mulheres precisam estar no meio dessas diretorias, das tomadas de decisões, além dos jovens”, disse, ao expressar a vontade de repassar os resultados do Congresso Nacional não só aos colegas que já atuam na profissão, mas também às pessoas que estão saindo da universidade.
Na sexta-feira, 19 de agosto, também estiveram presentes no segundo dia do Congresso, a coordenadora adjunta do CEP 2022, eng. agrônoma, Lys Sueli Barco. Representando o Crea-MT: o 2° vice-presidente, conselheiro eng. florestal Benedito Carlos de Almeida; o diretor administrativo, eng. eletricista Adriano Breunig; a diretora financeira, eng. sanitarista Rosidelma Guimarães, conselheiro, eng. civil André Schuring e outros conselheiros. Representando a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT): o diretor-geral, eng. civil Adjane Prado; a diretora administrativa, eng. sanitarista Suzan Lannes; e o diretor financeiro eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior. Bem como presidentes de entidades do Crea Mato Grosso.
Confira a lista dos delegados eleitos:
Clóvis do Lago Albuquerque
Matheus da Silveira
Lázaro Ferreira Rodrigues
Naildo da Silva Lopes
Rafael Dalla Libera Bens
Késia Thayane Valadão Leite
Jesse Rodrigues de Arruda Barros
Plínio Monteiro Fernandes Barbosa
Carlos Alberto Rosa Junior
Samira Galvão da Silva
Marcelo Albuquerque Bastos
Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Fotos: Igor Bastos /Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)