Crea-MT irá apresentar 14 propostas no Congresso Nacional de Profissionais

29 de agosto de 2022, às 10h28 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A 11ª edição do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) encerrou-se na sexta-feira (19/08) elegendo 14 propostas que serão levadas para discussão e possível aprovação no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a ser realizado em Goiânia, entre os dias 6 e 8 de outubro.

Durante o evento, os profissionais presentes debateram e defenderam as propostas que consideram pertinentes relacionadas à atuação profissional, infraestrutura e inovações tecnológicas, a fim de trazer melhorias para o Sistema Confea/Crea e, consequentemente, às profissões afetas ao Sistema.

“As propostas que foram discutidas e aprovadas são o caminho da Engenharia, oriundas de diversas regiões do estado e entendemos   que é contribuição do Crea-MT para o CNP. São propostas consistentes, de fácil aplicação e que representam a realidade da Engenharia brasileira. A valorização profissional é o foco do Sistema e se a gente tiver um profissional qualificado, nós vamos ter uma valorização perante à sociedade”, destacou o presidente do Conselho, eng. civil Juares Samaniego.

Já a coordenadora do CEP 2022, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, as proposições aprovadas no CEP em Cuiabá são relacionadas aos eixos temáticos de atuação profissional e inovações tecnológicas, e dizem respeito à atuação do Crea junto às instituições financeiras, diretrizes curriculares nacionais, piso salarial, atestado de capacidade técnica, plano de saúde nacional, entre outras.

No ponto de vista do 1°vice-presidente do Crea-MT, eng. florestal Benedito Carlos de Almeida, as propostas apresentadas durante o CEP 2022, são extremamente relevantes para todas as modalidades do Sistema. “O 11° encontro é um exemplo de atuação no país. Foi uma oportunidade de democratizar todos os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências a apresentarem as proposituras, sem exceção, seja proposta de pequeno, médio e grande interesse para o Sistema”.

“Na Engenharia Florestal por exemplo, a nossa proposta será avaliada, e os encaminhamento serão socializados para nós, que são mudanças estruturantes que irão impactar no desenvolvimento de cada profissão. Parabenizo toda coordenação envolvida nesse encontro que percorreu vários municípios do estado recebendo centenas de profissionais das regiões que realizam o CEP”, detalhou benedito.

De acordo com o conselheiro, eng. civil André Luiz Schuring, o Congresso possibilita, de maneira democrática, que o Sistema Confea/Crea e Mútua se adeque às demandas dos profissionais das Engenharia, Agronomia e Geociências. “O CEP é o mais alto ápice da nossa democracia como profissionais. Aqui todas as modalidades do Brasil são ouvidas, além de legislar   nas alterações que precisam ser feitas até levar as proposições ao Congresso Nacional para que seja sistematizada e transformada em nossa legislação”, enfatizou Schuring.

Na oportunidade, o conselheiro, eng. agrimensor Carlos Roberto Michelini fez uma avaliação do encontro de forma geral. “Esse é o momento em que o profissional tem voz para poder tirar suas dúvidas e propor o que acredita melhorar no sistema, em prol dos profissionais e do próprio Crea. O CEP foi muito produtivo, eu participei em alguns eventos do interior, inclusive em Várzea Grande e percebi que eles têm bastante indagações e posteriormente colocaram as suas sugestões e formulamos através de propostas e serão debatidas no Congresso Nacional”, ressaltou Michelini.

Durante o CNP, as propostas serão apresentadas pelos 14 delegados eleitos no dia 19 de agosto, esses irão representar não só Cuiabá, mas também as 24 microrregionais do interior do estado.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Fotos: Igor Bastos /Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)