Produtos da cultura regional mato-grossense atraiu público brasileiro durante ExpoSoea
7 de outubro de 2022, às 12h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Os produtos regionais mato-grossenses, como: paçoca de pilão, rapadura de leite e bebidas típicas do estado, expostos durante da Exposição da Soea (ExpoSoea), um espaço especial dentro da estrutura da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) em Goiás, atraiu público de vários estados do país.
“Além do conhecimento, inovação, diversidade, criatividade, que propõe a Soea, o encontro destaca a regionalidade de cada estado Brasileiro. Mostrando uma mistura de sabores e sotaques. Desde o começo do evento, o espaço do Crea Mato Grosso recebeu visitantes de vários estados, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia entre outras regiões. Cada um que chega no estande leva um pedacinho de Mato Grosso através da degustação de nossos produtos regionais”, detalhou o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego.
Na oportunidade, Samaniego ressaltou a exposição no estande do Crea-MT do artigo cientifico: Uso da Energia Fotovoltaica em Mato Grosso: Uma Análise de seu Crescimento Contrariando Tendência Mundial , desenvolvido pelo colaborador do Crea-MT, eng. eletricista Diego Vinicius Curvo Santiago, e os estagiários de Engenharia Sanitária e Ambiental, Barbara Santos e Mateus Domingos.
A área foi o ponto de encontro dos participantes do evento e concentra estandes de 26 Creas do país. Junto aos Creas, estão os estandes do Confea, do Crea-GO e da Mútua (realizadores da Soea); do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e ainda dos patrocinadores máster do evento (Brasal, Sicoob e Ipog).
Na ExpoSoea foi possível conhecer e desfrutar um pouco da pluralidade cultural e de iguarias típicas de cada Estado e, principalmente, ter acesso a inovações, projetos e ações desenvolvidos por cada regional. Por meio de estações de startups, e minicursos na ilha Contecc, profissionais e estudantes também tiveram a oportunidade de ampliar o know-how e conhecer novas experiências.
Na ExpoSoea tem muito mais. Tem conhecimento com projetos científicos, palestras, minicursos, debates e tecnologia. Tem cultura com literatura de cordel, expressões regionais. Tem sabores, churrasco gaúcho e chimarrão, cocadinha, biscoitos de coco e mel. Tem baiana tipicamente caracterizada, distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim. É nesse ambiente tecnológico e de confraternização que a ExpoSoea esteve de portas abertas para receber os mais de 3,5 mil profissionais na primeira Soea presencial pós-pandemia.
Texto e fotos: Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com Ascom Confea