Crea-MT participa da comemoração aos 30 anos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT

16 de novembro de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participou, na última sexta-feira (13/11), da solenidade em comemoração aos 30 anos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O assessor parlamentar, Rodrigo Martins, e o chefe de gabinete e ex-aluno do curso, Jesse Rodrigues, representaram o Conselho. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), no campus da Capital.

Em seu discurso, a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder cumprimentou a todos pela data e disse que não poderia deixar de trazer seu apoio à Engenharia Sanitária e Ambiental em tão significativa data. “Coloco esta área como uma das mais importantes pela prestação de um serviço imprescindível para o país”. Para ela, o saneamento básico é um dos maiores problemas do Brasil, e “em vez de estarmos preocupados em tirar os cursos de saneamento das universidades, deveríamos estar lutando para aumentar a quantidade de cursos pelo país”. Neder anunciou que enviou ofício para o Ministério da Educação (MEC) em defesa do curso.

O professor Rubem Mauro de Moura, coordenador de ensino de Engenharia Sanitária e Ambiental, lembrou a primeira turma: “Estou vendo que alguns dos primeiros formandos da turma de 1978 encontram-se aqui e é importante essa presença para aproveitarmos e nos postarmos contra a extinção do curso de Engenharia Sanitária. Seria uma insanidade extinguí-lo”.

Autoridades de Cuiabá, professores, ex-professores, alunos, ex-alunos e os servidores técnicos administrativos, também, compareceram à comemoração. Na oportunidade, foram trazidos à discussão os seguintes temas: saneamento básico, zoneamento socioeconômico ecológico de Mato Grosso e o desenvolvimento sustentável do Estado. Outro assunto muito esperado, principalmente pelos acadêmicos do curso, abordava o mercado de trabalho para o engenheiro sanitarista e ambiental. A garantia de boas oportunidades na carreira profissional foi assegurada pelo chefe de gabinete do Crea-MT, Jesse Rodrigues, durante palestra por ele ministrada.

*Paula Peres
Especial para Ascom/Crea-MT com assessoria da UFMT