Presidente do Crea-MT ministra palestra durante VII Semana da Civil da Unemat

26 de outubro de 2022, às 16h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, esteve reunido neste mês de outubro com acadêmicos dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea e Mútua da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus Tangará da Serra, durante a VII Semana da Civil. Na oportunidade, foram demonstradas as atribuições do Conselho.

O Crea-MT é um órgão público de autarquia federal que tem como alguns de seus objetivos: proteger a sociedade, conferir atribuições, valorizar o profissional e definir as penalidades, zelando pela ética profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Atualmente o Sistema Confea/Crea de Mato Grosso ultrapassa 35 mil profissionais registrados e conta ainda com 250 cursos dentro das modalidades do Sistema. Eu costumo dizer que, às vezes, chega às instituições de ensino superior que o Conselho não ajuda o profissional, que só arrecada. É o conselho quem dá atribuição ao profissional e fiscaliza o exercício ilegal da profissão. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção e sim a existência de um técnico habilitado no local”, destacou Juares durante a palestra.

Ainda, na oportunidade, o diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), eng. civil Adjane Prado, discorreu sobre os benefícios da sociedade civil sem fins lucrativos. A instituição, também conhecida como braço social do Sistema, oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam uma melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos pessoais.

Para o professor doutor em Física, Thiago Andrade de Toledo, a VII Semana da Civil foi importante para estimular os alunos a se empenharem cada vez mais nos estudos e, concomitantemente, demonstrar a relevância da Engenharia Civil para o desenvolvimento da sociedade. “O evento propiciou ao estudante informações sobre as potenciais áreas de atuação do engenheiro civil, assim como, eventuais dificuldades que possam surgir no início da atuação profissional seja como engenheiro e/ou empresário no ramo da construção civil. Na minha perspectiva foi uma importante oportunidade de trocar experiências e informações a respeito do mercado de trabalho com colegas de outras áreas de atuação”, destacou.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)