Barra do Garças sedia o 10º Seminário de Fiscalização

1 de novembro de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O evento ocorre entre os dias 03 e 05/11, no Araguaia Park Hotel. Participam fiscais de todas as unidades que estão sob a jurisdição do Crea-MT

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realiza, nos dias 03, 04 e 05 de novembro, o 10º Seminário de Fiscalização. Cerca de 40 profissionais da sede – Cuiabá – e das 21 inspetorias do interior do Estado estarão reunidos, das 8h às 18h, no Araguaia Park Hotel, no município de Barra do Garças. Além de palestras e informações sobre os diversos assuntos pertinentes ao dia a dia dos agentes de fiscalização, a programação contempla o workshop que trará à discussão os seguintes assuntos: orientações sobre fiscalização em órgãos públicos, aviários, produção de sementes, armazéns de grãos e legislação.

A superintendente operacional do Crea-MT, Márcia Caldas, explica que o objetivo desse seminário é uniformizar e atualizar as informações entre a equipe de fiscalização do Conselho. “É uma oportunidade para definirmos nossas metas, baseando-nos nas já traçadas pelo Confea, e, também, de termos conhecimento daquilo que vai ocorrer nas fiscalizações”. Ela lembra que esta é uma ação do Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Fiscalização dos Creas – o Prodafisc – regulamentado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

Nos três dias do Seminário de Fiscalização, os participantes receberão orientações sobre as ações de fiscalização para as obras da Copa do Mundo 2014 e para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estas serão ministradas, respectivamente, pelo superintendente do Crea-SP, eng.º José Gilberto Campos, e pelo agente fiscal do Crea-DF, Ramiro Ferreira de Souza.

Palestras que mostram a importância do registro da ART, o sistema Apolo, as decisões judiciais que impedem o Crea-MT de fiscalizar alguma atividade e a fiscalização relacionada a agrotóxicos são alguns dos demais temas levados à discussão por colaboradores do Crea-MT.

Ao término do seminário, todos os fiscais e gestores de fiscalização de obras de engenharia terão de elaborar o Planejamento Estratégico da Fiscalização para 2010.

*Paula Peres
Especial para Ascom/Crea-MT