Inspetor do Crea-MT em Cáceres ministra palestra sobre ética profissional para estudantes de Agronomia

1 de novembro de 2022, às 13h28 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O inspetor adjunto do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) no município de Cáceres, eng. agrônomo Jackson Ferreira da Silva, ministrou, neste mês de outubro, a palestra “Ética Profissional na Agronomia”. A explanação foi realizada na Faculdade de Quatro Marcos (FQM) e contou com a participação de alunos e professores do curso de Agronomia.

Na oportunidade, foram debatidas as atribuições do engenheiro agrômomo, bem como as atribuições do Conselho e das Comissões Permanentes do Crea-MT, como a de Ética Profissional, que abrange todas as modalidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea.

“Durante a apresentação, nós falamos do Código de Ética no que tange à atuação profissional, demos alguns exemplos práticos e falamos também sobre a estrutura do Crea-MT para receber as reclamações trabalhistas”, destacou Jackson.

O principal objetivo da palestra foi alertar os profissionais recém-formados acerca das regras éticas que devem ser cumpridas no mercado de trabalho. De acordo com o engenheiro agrônomo, atualmente o mercado tem enfrentado um sério problema por conta de profissionais que saem das universidade e não conhecem na prática o setor em que irão atuar.

“Esse recém-graduado, em uma tentativa de se inserir no mercado, não observa as regras éticas de atuação existentes. Isso acarreta um mal estar entre profissionais, por considerar a concorrência desleal, seja por preço ou métodos de ação. Levando esse conhecimento àqueles que ainda estão na academia, eu creio que a gente possa minimizar a saída de profissionais mal informados ou que desconheçam a existência de um Código de Ética no qual ele deve estar inserido”, finalizou.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)