Presidente do Crea-MT prestigia 1° Semana da Engenharia Civil da ABENC-MT
1 de novembro de 2022, às 16h52 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, participou da 1° Semana da Engenharia Civil, realizada pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis-Departamento de Mato Grosso (Abenc-MT), em parceria com o Crea-MT, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-MT), Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT), Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (Senge-MT) e o Grupo de Amigos Arquitetos e Engenheiros de Mato Grosso (GAAE), no mês de outubro. O encontro foi marcado por uma vasta programação, entre abertura, palestras, exposições e festividade, contando com a participação de representantes de entidades de classe, engenheiros civis, profissionais de outras modalidades, estudantes e convidados.
A solenidade de abertura do encontro ocorreu no dia 24 de outubro, na sede do Crea-MT, com a mesa composta pelo presidente da autarquia, eng. civil Juares Samaniego; presidente da Abenc-MT, eng. civil Rejane Mara Castiglioni; o presidente do IEMT, eng. civil Rodrigo Senra; fundador do GAAE, Ézio Carneiro; representante do Senge, eng. químico, Noé Rafael da Silva; e coordenadora do curso de Engenharia de Transporte, eng. Marina Leite de Barros.
A abertura foi marcada por: Mostre seu talento além da Engenharia. Durante todo o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conferir a exposição de banners com fotografias das obras de arte dos artistas plásticos engenheiros: Rosylene Pinto, Gisele Rios, Johan Gabriel Barbon, Mateus Rouber, além das apresentações do poeta Mateus Antunes e do coral Regina Coeli, da paróquia Mãe dos Homens, no qual faz parte o diretor-financeiro da Mútua-MT, eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Júnior.
O presidente Juares Samaniego fez uma explanação sobre a importância da Abenc-MT, entidade de classe inserida no Crea-MT, destacando a quantidade de profissionais e cursos registrados de várias modalidades na autarquia. Ele disse que atualmente têm aproximadamente 250 profissões de engenheiros e tecnólogos, grande parte estão enquadradas na modalidade civil, ele disse que ao longo do tempo foram criadas especificações em áreas e todas as engenharias.
“Sou engenheiro civil e filiado a Abenc-MT há muito tempo. Nesse período de associação da entidade, fui da diretoria, e como presidente do Crea-MT defendo todas as modalidades do Sistema, e considero que a profissão tem a mesma importância e estão interligadas uma na outra. Cerca de 95% do Produto Interno Bruto (PIB), de Mato Grosso é importado nacionalmente e tudo isso passa pela mão do engenheiro, seja ele de construção, de petróleo, agrônomo, etc. Ou seja, a engenharia de uma forma ou outra é interligada, com todas as modalidades” disse, ao destacar que existem 25 entidades de classe de diversas profissões ligadas ao Crea-MT, a exemplo da Abenc-MT , Senge e o Instituto de Engenharia que oferecem cursos e seminários através do apoio financeiro do Chamamento Público do Crea-MT.
Já a presidente da Abenc-MT, eng. civil Rejane Mara Castiglioni, disse que é uma honra para a entidade realizar a primeira Semana em homenagem aos engenheiros e engenheiras civis do estado, que é inefável seu orgulho de exercer a profissão de engenharia civil, ir até uma obra, trabalhar em projetos.
“Esta é a nossa profissão, comemorada no dia 25 de outubro, dia do Engenheiro Civil. Considerando a importante contribuição que a nossa profissão realiza em prol do desenvolvimento do nosso estado, proporcionando a valorização e o reconhecimento, consideramos que a engenharia é um grande talento, principalmente de exercer essa profissão, e nosso objetivo durante o encontro foi mostrar outras habilidades de nossos colegas, inclusive a arte e a musica. O principal objetivo desta semana foi proporcionar aos associados das entidades de classe e membros do GAAE, eventos técnicos, de aperfeiçoamento acadêmicos, através da apresentação culturais.
Na oportunidade foi assinado o termo de adesão da Engenharia de Transporte ao quadro de associados da Abenc-MT, além do lançamento da Cartilha do Engenheiro, elaborada pela diretoria da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, eng. civil Célia Mazzer, que esclarece acerca das atribuições, áreas de atuação e atividades dos profissionais do Sistema.
Em 25 de outubro, dia em homenagem ao engenheiro civil, data do nascimento de Frei Antônio de Santana Galvão, o frei construtor, a programação contou com um delicioso jantar.
Ciclo de palestras :
Dando continuidade à programação na Semana do Engenheiro Civil, foi realizada no dia 26/10 a palestra “BIM” conduzida pelo presidente do IEMT, eng. civil Rodrigo Senra. O BIM é um processo baseado em modelos tridimensionais inteligentes que possibilita a criação e o gerenciamento de projetos de edificações e infraestrutura de maneira mais rápida, econômica e com menor impacto ambiental. “Tecnologicamente falando este processo é caracterizado pela criação e uso de informação computacional consistente e coordenada, o que garante redução de erros e maior assertividade ao longo de todo o processo de projeto”, disse Rodrigo.
No dia 27/10 o eng. civil Tiago André da Silva ministrou a palestra: “Sustentabilidade, Meio Ambiente e Energia Solar”, com base no desenvolvimento sustentável. Ao fazer uma explanação sobre assuntos relacionados ao tema ele destacou que a sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações”, ressaltou.
Na sexta feira (28/10), a palestrante arquiteta e urbanista Josy Bumlai falou sobre “Motivação”. Para a profissional esse tema envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. “Faça o que tem que ser feito. Termine tudo o que começar, e tudo o que fizer faça bem feito”, destacando alguns pilares: Deus, família e trabalho, através do autoconhecimento”, disse Josy.
“Todo Mundo é uma Marca”, foi tema da palestrante jornalista e mentora Janaina Gahyva , que ressaltou que o posicionamento de marca pessoal chama atenção para as pessoas entenderem o quanto é importante elas se verem como uma marca. “É da mesma forma que valorizamos marcas de refrigerantes, carros ou de pessoas que tem seus nomes já estabelecidos, sejam elas celebridades, políticos, grandes empresários e empreendedores, ou até do nosso ambiente ou mercado de trabalho, mas que tem aí uma carreira consolidada e que costumamos citá-los, com nome e sobrenome. A gente tem que seguir dessa forma, se valorizar e ter um posicionamento para construir a autoridade e nossa reputação, agregar valor ao nosso trabalho, para dessa forma alcançar o êxito desejado”, explicou Janaina.
No sábado (29/10) a Semana da Engenharia Civil encerrou suas atividades oferecendo um maravilhoso almoço, regado a feijoada e comida cuiabana. Houve uma participação massiva dos profissionais, que cantaram parabéns ao engenheiro civil. Ainda, como sinal da conclusão da semana, o presidente Juares, a presidente da a ABENC, Rejane Castiglioni, e demais integrantes da organização, adentraram ao salão conduzindo uma betoneira, símbolo da construção civil. Momentos de muita descontração e festejando a nobreza desta profissão.
Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) / Fotos: Igor Bastos e Rennan Kawahara