Crea-MT faz pré-adesão ao Gespública

9 de outubro de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso, Tarciso Bassan, assinou dia 05 de outubro, a pré-adesão ao Gespública – Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização. A Assinatura contou com a participação da Coordenadora do Núcleo Estadual do Gespública em Mato Grosso, Patrícia de Souza Atagiba Proença, diretores do Crea e colaboradores.

De acordo com Bassan, o Crea-MT vai aderir ao programa, que é voltado para orientar os órgãos públicos quanto aos processos e procedimentos voltados à qualidade da gestão e dos serviços públicos tendo em vista a excelência dirigida ao cidadão. “Não basta comprarmos veículos para a fiscalização ou modernizar nosso sistema precisamos atender as exigências do cliente que são cada dia maiores”, avaliou.

Para o vice-diretor financeiro do Crea-MT, Archimedes Pereira Lima Neto, que também é secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá o exemplo do conselho deve ser copiado. “assim como o Crea-MT é o segundo Regional do país a aderir ao Gespública, a exemplo do Crea quero levar essa idéia para ser implantada na secretaria que administro na Prefeitura de Cuiabá”, disse. Segundo Arquimedes até mesmo a Ouvidoria municipal já apontou a necessidade da melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela secretaria.

O Gespública é um programa do Ministério do Planejamento e Orçamento que mobiliza e apóia, tecnicamente, órgãos e entidades para a melhoria da gestão e do atendimento e, para a desburocratização e simplificação de procedimentos e normas; desenvolve modelo de excelência em gestão pública e capacita e orienta a implantação de ciclos contínuos de avaliação e melhoria da gestão pública.

A adesão só ocorrerá após a aplicação dos instrumentos de 250 pontos do programa, já que ele apresenta escala de níveis que atingem 250, 500 e 1000 pontos. Essa pontuação faz parte da própria metodologia do programa. Com a assinatura da pré-adesão, inicia no Crea-MT a sensibilização e capacitação dos servidores para o processo de avaliação.

Também estiveram presentes os superintendentes Operacional e Administrativa Financeira, Montenegro Escobal e Márcia Caldas, e os diretores Administrativo e Financeiro, Givaldo Dias Campos e Jesuel Alves de Arruda.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT