Conselheiros do Crea-MT participam do 24° Conest em Recife (PE)
29 de novembro de 2022, às 10h13 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Os conselheiros do Crea Mato Grosso participaram neste mês de novembro, do 24º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest) realizado no Centro de Eventos de Recife (PE), na Faculdade Pernambucana de Saúde. Com formato híbrido, o encontro disponibilizou diversas atividades como: painéis, minicursos, talk show, workshop e um espaço amplo para exposição de trabalhos científicos e empresas parceiras.
Para o presidente do Crea-MT, Eng. civil e de Segurança do Trabalho Juares Samaniego o CONEST é uma grande oportunidade para os profissionais do Sistema Confea /Crea de Mato Grosso e do país, principalmente pelo crescimento do encontro todos os anos, reunindo centenas de profissionais do Brasil a cada edição. “O evento vem ao encontro as necessidades dos profissionais, brindo oportunidades para profissionais e estudantes interessados na temática do evento de terem uma atualização técnica, científica e legislativa, além de permitir a vivência e interação com experiências bem sucedida nessa profissão ”, detalhou Juares.
Já para a eng. de Segurança do Trabalho, Giuvania Maria Soares e representante da modalidade na Câmara nacional, o Além de transformar no maior e mais expressivo evento da Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil, atraindo profissionais, empresas públicas e privadas, acadêmicos e especialistas nacionais e estrangeiros para discussões dos mais variados e contemporâneos temas da segurança e saúde no trabalho.
A coordenadora da Comissão Crea Mulher de Mato Grosso conselheira, Eng. mecânica e de Segurança do Trabalho, Priscila Bernardi Rockenbach, durante o evento participou de palestras que abordaram assuntos com relação à integração dos profissionais dessa modalidade ao direito previdenciário; a idealização das normas sobre Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) versus a execução delas na prática nos ambientes privado e público; os desafios e peculiaridades da aplicação das normas relacionadas à insalubridade, riscos biológicos e riscos elétricos; além da análise de casos específicos sobre os riscos em Micro e Pequenas Empresas . “ Mesmo que os riscos nesses locais sejam pequenos, as pessoas analisadas nos estudos da professora Joseline Cerceiro Leão, coordenadora técnica da Fundacentro, demonstraram saber quase nada sobre como prevenir os riscos nos seus ambientes de trabalho, quando elas ouviam falar sobre risco de incêndio, apontavam para o extintor, objeto que quase ninguém sabia utilizar”, disse Priscila.
A agenda foi uma possibilidade para fazer contato com profissionais de outros lugares do Brasil e do exterior, como acrescenta o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), uma das organizadoras do evento. “O Conest é um congresso muito tradicional que congrega profissionais engenheiros, técnicos de segurança, enfermeiros do trabalho, ergonomistas, advogados e outros”, exemplifica o eng. de segurança do trabalho Benvenuto Gonçalves Júnior.
Além disso, os profissionais do local onde é promovido o congresso têm a chance de expor seus trabalhos e palestrar sobre os trabalhos desenvolvidos. “Essa oportunidade é tida por eles como engrandecedora”, comenta Benvenuto. “A cada ano, realizamos o Conest em um estado brasileiro diferente, o que viabiliza a aproximação da associação com os profissionais, especialmente com aqueles que não conseguem se deslocar para grandes centros urbanos, como São Paulo”, comenta, destacando que mais 100 trabalhos técnico-científicos já foram aprovados e serão apresentados ao longo dos três dias.
O encontro contou com a participação dos conselheiros: Eng. civil Roberto Vasconcelos, Eng. civil Aledir Magalhães, Eng. sanitarista Valmi Simão, o Eng. sanitarista, Antônio Iracildo Rodrigues, além da diretoria administrativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT( Mútua-MT), Eng. sanitarista e de segurança do trabalho Suzan Lannes.
Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)