CECAS discute ações do GT EAD/Sistema de Ensino – Sistema Profissional com Câmara Nacional

6 de dezembro de 2022, às 16h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Grupo de Trabalho (GT) EAD/Sistema de Ensino – Sistema Profissional da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho (CECAS) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato (Crea-MT), realizou reunião no final de novembro com a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), via online.

“O principal objetivo do encontro foi discutir sobre a Educação à Distância e integrar o Sistema Profissional junto aos coordenadores dos cursos de Engenharias de instituições de ensino superior de Mato Grosso interligados à CECAS”, destacou o coordenador do GT EAD, Eng. civil Roberto Vasconcelos Pinheiro.

Ainda, segundo Roberto, outra meta do encontro foi apresentar as principais leis federais, decreto e resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) que traz explicações e quais as atribuições das modalidades inseridas na CECAS e titulações, que o engenheiro pode ter.

“Na oportunidade também foi discutido a relação entre o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), com base na diretriz acadêmica do MEC, e o que pode ser adotado para que haja atribuição ao engenheiro civil. Alertamos os coordenadores dos cursos de Engenharia para serem cuidadosos ao propor o PPC, de tal maneira que as propostas estejam linkadas com as leis e resoluções do Crea-MT”, alertou Roberto.

Já para o coordenador da CECAS, Eng. civil Darci Lovato, a reunião também teve como objetivo a troca de ideias e dúvidas, principalmente nas questões curriculares, atribuições e diversos assuntos ligados aos cursos. O Conselho profissional vem buscando essa aproximação entre as faculdades de cursos registrados no Sistema profissional de Mato Grosso, fazendo com que os coordenadores levem até os futuros engenheiros informações sobre suas atribuições.

“À exemplo do Workshop: ‘Ensino e Atribuição Profissional’, realizado este ano pela Comissão de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP) do Crea-MT. A ideia do evento foi fomentar o diálogo entre o Crea-MT e instituições de ensino das modalidades do Regional Mato-grossense, visando explicar a importância do registro dos cursos do Sistema Confea/Crea, além do funcionamento do Crea, MT, bem como resoluções e atribuições”, disse Darci.

O encontro contou com a participação do coord. Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), Eng. civil João Luís de Oliveira Collares e outros membros.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com Assessoria do Crea-MS / Fotos: Igor Bastos