DESABRIGADOS: Campanha arrecadou 10 toneladas de donativos em Mato Grosso

14 de julho de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com a ajuda do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e da solidariedade do povo mato-grossense a campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados do Maranhão alcançou a marca de 10 toneladas, entre alimentos, roupas, materiais de higiene e remédios.

Somente o posto de coleta organizado na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de MT (Crea-MT), arrecadou uma tonelada em doções, que foram entregues no Comando Geral do Corpo de Bombeiros em Cuiabá, na última sexta-feira, 10 de julho.

De acordo com o presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan, mesmo nessa segunda-feira, 13 de julho, mais doações chegavam à sede do Conselho. “Agradecemos a colaboração de todos os profissionais, Entidades de Classe, órgãos públicos e sociedade em geral que contribuiu e àqueles que continuam sendo solidários”, disse.

O próximo passo será fazer a entrega dessas doações. Tanto o Crea-MT quanto o Corpo de Bombeiros já entraram em contato com a Defesa Civil e com o Ministério da Defesa para que o transporte seja feito.

A campanha que iniciou em 13 de maio deste ano, teve dois meses de arrecadação e foi aderida pelo Crea-MT a pedido do Crea Maranhense, que a partir de então enviou ofícios a órgãos públicos, entidades e outros parceiros e pediu a colaboração dos profissionais do Sistema Confea/Crea no estado para que ajudassem.

CENÁRIO ATUAL – Segundo informações divulgadas pela imprensa Maranhense no último dia 05 de julho, apesar da estiagem, vítimas das enchentes continuam passando por necessidades. De acordo matéria publicada pelo Jornal Pequeno com sede na capital São Luiz, “o atual cenário das localidades atingidas é de estradas precárias, casas destruídas e falta de alimentos”.

Ainda segundo a reportagem “…dentre as centenas de municípios atingidos pelas enchentes, a situação de Trizidela do Vale, localizada região central do Maranhão e há 280 quilômetros de São Luís, foi a mais chocante. Cerca de 90% dos poucos mais de 18 mil moradores da cidade foram afetados pelas fortes chuvas e uma pessoa morreu. Agências bancárias, postos dos Correios, cemitério, farmácias, telefones públicos, postes de eletricidade, tudo foi engolido pelas águas do rio Mearim que subiram mais de 16 metros acima do nível normal desde o início das chuvas, no mês de abril…”

A reportagem também revela que a maioria dos donativos foi distribuída no início da campanha e que muitas famílias hoje passam necessidades e aguardam novas ajudas vindas e outros estados brasileiros.

*Rafaela Maximiano / Ascom-Crea/MT
(Com informações de matéria publicada no site www.jornalpequeno.com.br)