Última plenária do ano destaca balanço de ações da CECAS, Comissão Crea Mulher e encerramento de mandato de conselheiros

21 de dezembro de 2022, às 17h41 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A sessão plenária de n° 780 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizada no dia 15 de dezembro foi marcada pelo balanço dos trabalhos realizados pela Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho (CECAS), e pela  Comissão Crea Mulher, além da despedida dos conselheiros titulares e suplentes que encerraram mandato em 2022.

A plenária foi conduzida pelo presidente do Crea-MT, Eng. civil Juares Samaniego e os membros da diretoria: 1° vice-presidente, Eng. florestal, Benedito Carlos d Almeida, 2° vice-presidente, Eng. agrônomo Marcio Eduardo Forti de Andrade, diretora -financeira, Eng. sanitarista Rosidelma Guimarães, diretor –administrativo, Eng. eletricista, Adriano Breunig ,  vice-diretor financeiro, geólogo Sinvaldo Gomes de Moraes e o vice-diretor administrativo , Eng. agrônomo Luiz Omar Pichetti.

O presidente Juares Samaniego fez uma explanação da atuação deste ano dos conselheiros presentes na plenária, inclusive os que encerraram mandato.

“Os trabalhos de vocês frente as cinco Câmaras Especializadas foram excepcionais. A participação nas ações que vem desenvolvendo este conselho profissional. Em Mato Grosso, juntamente com outras entidades e órgãos.  Vale ressaltar também que esses profissionais compondo o pleno do conselho estão nessas modalidades entendem “como bem maior”, a defesa de sua profissão e da sociedade, até porque estão aqui de forma honorífica.  Este ano o conselho completou 56 anos de existência. A autarquia tem um papel fundamental na construção de   Mato Grosso, através das Engenharias, Agronomia e Geociências. Atualmente contando com mais de 250 profissões e 35 mil profissionais registrados, ressaltou Juares.

Já o 1° vice-presidente do Crea-MT, Eng. florestal, Benedito Carlos de Almeida, que encerrou mandato como conselheiro, se despediu do pleno, e deixando mensagem aos colegas do Sistema: Os profissionais que movimentam a máquina de essa autarquia, ou seja, a responsabilidade é imensa quando se fala em representatividade da categoria em nível estadual. E não só em Mato Grosso, mas ao levar   o Crea-MT para fora do estado. “ Exemplo disso são os conselheiros que representam as câmaras nacionais em Brasília”, disse Benedito agradecendo presidente pela oportunidade. Na palavra livre, alguns conselheiros titulares que também encerram mandato e que permanecem no plenário, explanaram as ações desenvolvidas à frente das Câmaras Especializadas.

Na oportunidade, o coordenador da CECAS, Eng. civil Darci Lovato apresentou o balanço dos trabalhos realizados pela Câmara de 2022. Assim como a coordenadora da Comissão Crea Mulher de MT, Eng. mecânica e de Segurança do trabalh , Priscila Bernardi Rockenbach, expos as ações realizadas neste ano.

Foi votada a aprovada a data da sessão plenária ordinária do mês de janeiro para os dias 19 e 20 de 2023.  Na ocasião foi provada a prestação de contas do mês de outubro do exercício 2022, da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC), além de   49 Processos de Infração a Legislação, 01 de Registro de Instituição de Ensino e 01 Registro de Curso de Nível Superior.

Em assuntos diversos o diretor-financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), Eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior  destacou  o  Programa de Inclusão da Mútua (PIM),  criado para atender às necessidades dos associados da Caixa de Assistência e seus dependentes que possuam algum tipo de deficiência física e ou intelectual, oportunizando acesso facilitado a equipamentos, tratamentos, produtos e serviços que promovam sua qualidade de vida e a reinclusão social e profissional, além de autonomia para realizar atividades do dia a dia.

Neste mês de dezembro foram realizadas reuniões das Câmaras Especializadas: Engenharia, Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho, Agronomia, Florestal, Elétrica Geo, Minas e Industrial, onde foram analisados centenas de processos.  As Câmaras Especializadas são órgãos decisórios no que diz respeito a examinar e decidir todos os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e as infrações ao Código de Ética que chegam ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Cada câmara tem como objetivo examinar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para melhorias nas atividades do Conselho e sua região de atuação. Elas são compostas por conselheiros regionais e seus suplentes, que representam instituições de ensino superior e entidades de classe, em diversas modalidades que compõem o Sistema.

Cristina Cavaleiro /Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR), Fotos: Rennan Liugi Kawahara e Igor Bastos