Balanço: FPI do Crea-MT fiscalizou mais de 150 Hospitais no estado

22 de dezembro de 2022, às 17h18 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), fiscalizou em 2021/ 2022 mais de 150 hospitais de 82 municípios do estado.  O principal objetivo da ação, que contou com a participação do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), Conselho Regional de Psicologia de MT, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e outros órgãos foi combater o exercício ilegal das profissões do Sistema Confea/Crea, que estão ligadas aos estabelecimentos de saúde, ou seja, nas modalidades das Engenharias.

O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, explica   que esse trabalho é em   atendimento a Decisão da PL n.º 0045/2020 do Confea e  visa alavancar medidas que salvaguardem a população de situações em que possa ser exposta a riscos quanto ao bem-estar, à saúde e até a própria vida, em curto espaço de tempo. “ A ideia é oferecer a sociedade uma fiscalização ampliada, planejada, orientadora, de qualidade e sustentada na integração na credibilidade e no comprometimento dos participantes junto à população mato-grossense, além de verificar a atuação destes profissionais legalmente habilitados junto ao Conselho”, detalhou Juares.

O coordenador da FPI, Reynaldo Magalhães, explicou que “in loco” foram averiguados contratos de manutenções de vários equipamentos hospitalares como tomógrafos, equipamentos de ressonância, Centrais de Gases medicinais e de Gás Liquefeito de Petróleos, elevadores, escadas rolantes, grupo gerador, instalações elétricas, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), circuito fechado de televisão (CFTV), Instalações telefônicas e de rede lógica.

“ Além desses equipamentos hospitalares, também fiscalizados o Controle de Pragas, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), Sistema de Prevenção e Combate à incêndios, qualidade de água e instalações físicas das edificações, relacionados à Engenharia de Segurança do Trabalho e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), além do Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP) /Laudo de Instalação Predial (LIP)”, explanou Reynaldo.

Cristina Cavaleiro /Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)