Crea-MT promove curso de acessibilidade a edificações

15 de junho de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Estão abertas as inscrições para o curso de “ACESSIBILIDADE A EDIFICAÇÕES, MOBILIÁRIO, ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS URBANOS”, promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Acessibilidade. As inscrições são gratuitas e limitadas.

O curso é baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e normas complementares – NBR 9050/2004. O público-alvo são arquitetos, engenheiros civis, técnicos em edificações, bem como profissionais correlatos das áreas de projetos, obras e equipamentos assistivos; profissionais das áreas de gestão, gerenciamento, comunicação, promotores e juízes.

De acordo com o organizador do evento, o Técnico em Edificações Givaldo Dias Campos, o curso contempla as necessidades de garantia dos direitos e do livre acesso a toda a população aos ambientes e espaços da cidade, especialmente aquelas com dificuldade de locomoção, como os idosos e as pessoas com deficiência. “Faz-se necessário o planejamento e a adequação de todas as edificações de uso público ou coletivo”, lembrou Givaldo.

O evento será realizado de 22 a 26 de junho no Plenário do Crea-MT em Cuiabá.

Confira a programação:

Dia 22/06-Conceitos – Legislação, Desenho Universal e ergonomia (ABNT NBR 9050):
Horário: 18h30 as 22h

Conscientização profissional e social – a ética profissional voltada ao projeto e a construção de uma nova sociedade.

Legislação e normas técnicas – capacitação e instrumentação técnica sobre as legislações federais (10.048/00 e 10.098/00) e o decreto regulamentador (5.296/04).

Conceitos e Princípios – Desenho Universal, Acessibilidade e Mobilidade Urbana – voltados a eliminação de barreiras arquitetônicas em edifícios e no ambiente urbano.

Dimensionamento ergonômico – parâmetros antropométricos, módulo de referência e o Símbolo Internacional de Acesso (SIA).

Laboratório experimental – vivência prática das dificuldades cotidianas das pessoas com mobilidade reduzida dentro das edificações e vias públicas. (A ser realizado as 08 h do dia 23/06/2009).

Dia 23/06- Técnico – Edificações e habitação (obrigatório ter participado do módulo I):
Horário: 18h30 as 22h

Critérios técnicos da ABNT NBR 9050 e normas correlatas:
Conceitos – Diversos tipos de Edificações e Habitações
Comunicação e sinalização
Acessos e circulação
Sanitários e vestiários
Mobiliário e vegetação
Equipamentos urbanos
Equipamentos de atendimento.
Artigos específicos na legislação federal

Dia 24/06 Técnico – Vias públicas e transportes (obrigatório ter participado do módulo I):
Horário: 18h30 as 22h

Critérios técnicos da ABNT NBR 9050, Código de Trânsito Brasileiro e normas correlatas:

Conceitos de Via Pública e Transporte;
Acessibilidade em vias públicas;
Calçadas e rebaixamento de guia;
Mobiliário urbano e estacionamento;
Comunicação e sinalização;
Sistemas acessíveis de transportes;
Artigos específicos na legislação federal;

Dia 25/06 Legislação – Responsabilidade Civil e criminal:

Gustavo Nogami – Procurador da República
Constituição federal;
Lei federal 1048/2000;
Lei federal 1098/2000;
Decreto 5296/2004.
Responsabilidade do autor do projeto, do executor, do prestador de serviços e do gestor.

Dia 26/06 Patrimonio Histórico – Mesa Redonda:
Horário: 19h as 22h

IPHAN-CREA-MT
Instrução Normativa n.01/2003
Acessibilidade em patrimônio histórico.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT