Dia Mundial do Meio Ambiente: há motivos para celebrar?

5 de junho de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, é para lembrar anualmente a todos a importância dos recursos naturais para a manutenção da vida no Planeta. A celebração, este ano, coincide, no Brasil, com um momento delicado de discussões no Congresso Nacional sobre a reforma da legislação ambiental.

As iniciativas para diminuir os impactos aos biomas existem, mas ainda há muito o que fazer. Em 2008, uma pesquisa da WWF-Brasil/Ibope revelou que, se toda a população do mundo adotasse o mesmo padrão de consumo das classes A e B brasileiras, seriam necessários três planetas Terra para repor os recursos naturais. A população mundial consome cerca de 25% a mais do que a Terra é capaz de produzir. Outro dado alarmante foi divulgado, no dia 29 de maio, pelo Fórum Humanitário Global (FHG). O relatório mostra que a mudança climática mata aproximadamente 315 mil pessoas por ano com fome, doenças ou desastres naturais. Esse número deve subir para 500 mil até 2030.

Criatividade e inovação com responsabilidade social e ambiental. Esse tem sido o lema do Confea para ajudar o Brasil a seguir o caminho do desenvolvimento sustentável. Por isso, o Conselho Federal montou o Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente. Mas as ações não param por aí. O Confea assume a dianteira de lutar pelo preenchimento dos quadros técnicos nas empresas e nos órgãos públicos, de fiscalizar o exercício ilegal das profissões e de realizar grandes eventos como o Congresso Mundial de Engenheiros (WEC 2008), sempre contando com as parcerias dos Creas e da Mútua.

“O que vemos, hoje, é a contaminação das águas e falta de saneamento básico – deveres que o Estado não está cumprindo. Várias comunidades estão sem infraestrutura, o que gera poluição e degradação ambiental. O desmatamento, por sua vez, provoca o aquecimento global. O resultado das mudanças climáticas é a seca em regiões que não tinham essa característica ou excesso de chuvas em outros lugares”, afirmou o coordenador do GT Meio Ambiente, Pedro Katayama.

Giro pelos Creas

Pernambuco – No Recife, o Crea-PE preparou atividades para conscientizar as pessoas a respeito da necessidade da preservação do meio ambiente. As atividades começaram na terça-feira (3) com o tombamento da árvore Pau-Brasil, que existe há vinte anos em frente à sede do Conselho. Haverá também a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica. Na próxima quarta-feira (10/06) será realizada a solenidade de entrega dos Prêmios: “Crea-PE de Meio Ambiente” e “Crea-PE de Fotografia”. Na ocasião, ainda haverá o lançamento do livro Sistema Condominial – Uma Resposta ao Desafio da Universalização do Saneamento, do engenheiro José Carlos Mello. Mais detalhes no www.creape.org.br.

Ceará – Com o tema: “Sustentabilidade e Desenvolvimento, sim. Degradação, não”, o Crea do Ceará realizou uma palestra do coordenador do grupo de trabalho do meio ambiente, José Ferreira da Silva, que falou sobre a origem da semana e a atuação do Conselho. Uma exposição do Projeto Photo in PET – parceria do GTMA e o movimento Green Wave – mostrou uma leitura fotográfica sobre a forma com que os espaços e equipamentos públicos de Fortaleza são ocupados, impedindo o acesso e o usufruto pela maior parte da população. Outros detalhes no www.creace.org.br.

Rio de Janeiro – O dia 5 será comemorado juntamente aos 75 anos do Crea. Palestra e vídeo vão reunir os funcionários para debaterem a questão, além da distribuição de uma cartilha de reciclagem de lixo – a primeira etapa do programa de coleta seletiva que vai ser implantado no conselho em 2009. Também está prevista a elaboração de um informativo eletrônico, produzido pela assessoria de comunicação, totalmente voltado para as questões do meio ambiente. Mais informações no www.crea-rj.org.br.

Goiás – Na quinta-feira (4), o Crea de Goiás lança o livro: “Cerrado em Disputa: Apropriação Global e Resistências Locais”, do pós-doutor Carlos Eduardo Mazzetto Silva, às 19 horas, no auditório do Conselho. Na ocasião, também será apresentado ao público presente no evento o projeto “Pensar o Brasil”, do Confea. Acesse www.crea-go.org.br.

Bahia – O Crea-BA abriu as inscrições para o Prêmio “Crea de Meio Ambiente”. O objetivo é reconhecer aqueles que tenham se destacado na luta pela preservação, defesa e conservação do meio ambiente. Ocorrerá anualmente em duas categorias: pessoa física e instituição ou entidade. As informações estão no site: www.creaba.org.br.

Tocantins – Em Palmas, o Crea-TO participa da IV Semana do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura. Na sexta-feira (5) a programação conta com um ciclo de palestras temáticas, oficinas e ações para conscientizar a população sobre a importância do tema. Conecte www.crea-to.org.br.

*Melissa Ornelas
Assessoria de Comunicação do Confea