Crea-MT homenageia Geógrafos e Geólogos

29 de maio de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Nessa sexta e sábado, 29 e 30 de maio comemoram-se os dias do Geógrafo e do Geólogo. Em homenagem a esses profissionais o Crea-MT preparou dois cartões eletrônicos comemorativos que seguirão por e-mail e estão postados no site da instituição (www.crea-mt.org.br).

Em Mato Grosso são registrados no Crea 239 Geólogos e 45 Geógrafos. A geologia, é uma das sete profissões normatizadas e fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea, e, apresenta-se, cada vez mais, como um dos motores da economia brasileira. Entretanto, o número de geólogos existentes no Brasil não é suficiente para cobrir a demanda das atividades econômicas. A informação é do presidente da Federação Brasileira de Geólogos, Nivaldo Bósio, que analisa a situação em uma entrevista que pode ser conferida no site do Confea (www.confea.org,br).

Com um mercado bastante amplo, os geógrafos teem no geoprocessamento sua área de atuação mais promissora. De acordo com a matéria intitulada “Geoprocessamento amplia campo profissional de geógrafos” publicada em 26 de maio pela equipe de comunicação do confea, o foco hoje é o georreferenciamento de imóveis rurais e o levantamento topográfico em imóveis urbanos e rurais.

Para trabalhar na regulação de imóveis rurais junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por exemplo, um profissional deve ter cursado as cadeiras de topografia aplicada ao georreferenciamento; cartografia; sistemas de referência; projeções cartográficas; ajustamentos e métodos e medidas de posicionamento geodésico.

No entanto, há várias áreas em que a atuação dos geógrafos se sobrepõe à de outras categorias profissionais, principalmente no que se refere a estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA). Para resolver esse “sombreamento” com outras profissões, os geógrafos passaram o dia 29 de maio, dia em que se comemora a profissão, trabalhando na Matriz do Conhecimento da Agrimensura, modalidade que envolve as engenharias de agrimensura, cartográfica e geográfica.

O objetivo é melhorar a grade curricular dos cursos e delimitar melhor a área de atuação de cada modalidade profissional integrante do Sistema Confea/Crea, para subsidiar a concessão de atribuições profissionais, com base na Resolução 1.010/05. A Câmara de Agrimensura pretende concluir todo esse estudo em sua próxima reunião, que será realizada nos dias 1º e 2 de junho, na sede do Crea-SP, na capital paulista.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT