Crea-MT presente na abertura do II Conbrageo

7 de maio de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O chefe de gabinete do Crea-MT, Engenheiro Sanitarista Jesse Rodrigues, representou na noite de ontem (06.05), no teatro da Fiemt em Cuiabá, o presidente do órgão eng. Civil Tarciso Bassan, durante a abertura a segunda edição do Conbrageo.

Durante a abertura foi lembrado o centenário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), ex-alunos que hoje são professores da instituição foram homenageados e o coordenador geral do II Conbrageo, professor Marcio Antunes da Silva, quebrou protocolo e emocionou alunos e amigos ao lembrar do “Professor Bertie” que não pode estar presente por problemas de saúde.

Em seguida o II Congresso Brasileiro de Georreferenciamento e Geoprocessamento 2009 (Conbrageo) seguiu com a palestra “O Mundo na Palma das Mãos” com o jornalista Gustavo Ribeiro de Francisco do Portal Mundogeo. A programação se estende até sexta-feira (08.05), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso. Já o Campus Cuiabá do IFMT sedia no período de 30 de abril a 06 de maio, os mini-cursos do II Conbrageo.

Serão ofertados os seguintes mini-cursos: Cartografia para Recursos Naturais e SIG; Introdução ao Geoprocessamento; Georreferenciamento de Imóveis Rurais ao SGB; Curso de Geoprocessamento com Software Livre TerraView Política Social e Curso de ArcGIS (ArcView).

“A programação traz debates sobre legislação, relatos de casos de sucesso, tendências e novidades no setor de rastreamento, navegação e serviços de localização aplicados as áreas de transportes, logística, gerenciamento de risco, segurança e mobilidade em geral”, destaca Marcio Antunes Silva.

Confira a programação:

07/05/2009
9h00 – GEOMÁTICA APLICADA A GRANDES OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA;
Palestrante: Engenheiro Cartógrafo Eduardo Freitas de Oliveira.
10h30 – Intervalo
11h00 – COMO EXECUTAR A CARTA GEOIDAL
Palestrante: Dr. Denizar Blitzkon – USP
12h00 – Intervalo para almoço
14h00 – O Futuro das Geotecnologias
15h00 – BRASIL GEODÉSIA DE PRIMEIRO MUNDO
Palestrante: Luis Carlos da Silveira – Engenheiro Agrimensor Revista A Mira
16h30 – Intervalo
17h00 – MESA REDONDA
DIREITOS E DEVERES DOS PROFISSIONAIS DE GEOMÁTICA
Marcos Túlio de Mello – Presidente CONFEA
QUESTÕES BUROCRÁTICAS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A MUDANÇA NA LEI DE PARCELAMENTO DO SOLO
Dr. Rolf Hackbart – Presidente do Incra
Mediador: Dr. Antonio Moacir Rodrigues Nogueira – Faculdade de Engenharia de Agrimensura Pirassununga

08/05/2009
09h00 – GEODÉSIA E TOPAGRAFIA
Palestrante: Engenheiro Agrimensor, Regis Bueno – USP/SP
10h30 – Intervalo
11h00 – IMAGENS AÉREAS DE ALTA RESOLUÇÃO
Palestrante: Dr. Hermann Johann Heinrich Kux – INPE
12h00 – Intervalo para almoço
14h00 – GOOGLE MAP BAIXANDO E COMBINANDO IMAGEM
15h00 – ATIVIDADES COM UTILIZAÇÃO DE IMAGEM CBERS
Palestrante: Dr. José Carlos Neves Epiphanio
16h00 – Intervalo
16h30 – MESA REDONDA (noite)
MAPAS DE ONDE VEIO PARA ONDE VAI?
Palestrante: Aghatá Branco (Mundogeo)
PROCESSOS CARTORIAIS
Palestrante: Dr. HELVÉCIO DUIA CASTELO – Presidente do IRIBI (Nacional)
*MEDIADOR: Marcio Antunes da Silva