Abertas inscrições para curso de Formação de Conselheiros Nacionais

22 de abril de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Estão abertas as inscrições para o novo curso de Atualização oferecido pelo Programa de Formação de Conselheiros Nacionais: Os mecanismos de controle público: uma visão crítica. A disciplina busca apresentar as diversas experiências em gestão púbica e discutir novas formas do controle público, participação e formulação de políticas públicas. As inscrições estarão abertas até às 23h59 (Horário de Brasília) do dia 30/04, desde que ainda hajam vagas disponíveis.

Critérios de seleção
Para atender ao público prioritário do Programa e também aos demais interessados, no dias 20, 21 e 22/04 poderão se inscrever somente conselheiros nacionais e técnicos do governo federal que trabalham em instituições participativas e nos dias restantes (23 a 30/04), as inscrições estarão abertas a todos os interessados (conselheiros nacionais, estaduais ou municipais, técnicos do governo federal, estaduais ou municipais, membros de ONGs, estudantes e outros públicos). Os interessados deverão preencher um formulário online no link Inscrições do site:www.ufmg.br/conselheirosnacionais.

Conheça detalhes sobre o novo curso

Os mecanismos de controle público: uma visão crítica
Ementa: Introdução dos conceitos e noções fundamentais relativos à análise de políticas públicas, a distinção entre as dimensões do Estado e do governo. Teorias e experiências sobre as relações entre Estado e Sociedade. Diferentes experiências de gestão pública. Debate entre democracia representativa e democracia participativa. Novos processos de formulação de políticas públicas, que envolvem mobilização, redes de participação e controle social como elementos centrais. Processos que incluem os excluídos como protagonistas na ampliação da gramática social e na incorporação de novos atores e novos temas na política. Mecanismos existentes de controle público e seus limites e potencialidades.

Realização: 11/05 a 24/06/2009 (45h/aula).
Vagas: 600.
Professor: Leonardo Avritzer (Ciência Política/UFMG).

Confira as datas dos próximos cursos de Atualização na Agenda 2009.

Sobre o curso
Os cursos de Atualização são oferecidos pelo Programa regularmente com carga horária variando entre 15 a 45 horas/aula, sendo considerados de Extensão Universitária. As atividades acontecem na plataforma de Educação a Distância da UFMG, com fóruns de discussão, textos e vídeo-aulas.

Resultado
A lista dos candidatos selecionados para o novo curso será divulgada a partir do dia 30 de abril de 2009, neste site. Na ocasião, os aprovados também receberão orientações sobre como proceder para realizar o cadastro no sistema da UFMG. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3499-3551 ou pelo email edist_atual@fafich.ufmg.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Programa de Formação de Conselheiros Nacionais
(31) 3499-3551.