Crea-MT leva palestra sobre acessibilidade à Sorriso

7 de abril de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realiza na próxima segunda-feira (13.04), em Sorriso, a palestra com o tema “Acessibilidade e Mobilidade Urbana”. O palestrante será o conselheiro e coordenador do Grupo de Acessibilidade do Crea-MT, Técnico em Edificações Givaldo Dias Campos.

O objetivo é envolver e conscientizar os profissionais e a sociedade local nas alterações dos atuais mecanismos de produção e gestão de serviços, equipamentos, edifícios e a própria cidade, ajustados às condições físicas das pessoas com deficiência.

“Para conseguirmos implementar ações sistêmicas a fim de viabilizar a acessibilidade do nosso ambiente precisamos primeiro sensibilizar e conscientizar a população para o importante tema da acessibilidade. Por isso estimulamos e buscamos nos setores públicos e privados, o comprometimento com os princípios da acessibilidade”, explicou Givaldo.

Também serão abordados aspectos educacionais e práticos da acessibilidade para os profissionais do Sistema Crea/Confea e Mútua, buscando a aplicação das normas técnicas da arquitetura para a sociedade inclusiva; profissionais e empresas também serão orientados e conscientizados sobre o assunto dando ênfase à obrigatoriedade de observância das normas sobre acessibilidade quando da elaboração de projetos.

“Todo o trabalho desenvolvido tem como eixo principal a inclusão da pessoa com deficiência e de pessoas com mobilidade reduzida, quer seja definitiva, quer seja temporária. Por isso criamos um espaço para troca de experiências entre os segmentos envolvidos no cuidado com a pessoa com deficiência”, disse o Conselheiro.

O evento será realizado dia 13 de abril, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Sorriso. A entrada é gratuita.

Confira os eixos temáticos que serão abordados: Desenho Universal, Normas Técnicas da ABNT, Legislação Federal (Aplicação do Decreto Federal N o 5.296/2004), Barreiras Arquitetônicas e Atitudinais, Mobilidade Urbana, Acessibilidade nos Espaços Públicos, Educação Inclusiva: da Pré-Escola à Universidade, Acessibilidade Digital, Atuação de Órgãos Públicos, Estatísticas – Pessoas com deficiência, Oficina de vivência.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT