Aberto seminário sobre acessibilidade e licenciamento de estabelecimentos públicos

20 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Foi aberto na manhã desta sexta-feira (20.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso, o I Seminário de Acessibilidade e Licenciamento de Estabelecimentos de Saúde organizado pela Federação das Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea/Mutua em Mato Grosso – Fec/MT.

O processo correto para legalizar ou implantar um novo estabelecimento na área de saúde, a exemplo de hospitais, consultórios médicos e clínicas, foi o tema da primeira palestra ministrada pelo especialista em Arquitetura de Sistemas de Saúde da Vigilância Estadual, José Roberto Amaral do Castro Pinto.

“As demandas na área de saúde são cada vez mais crescentes em todo país e os profissionais sejam da área tecnológica ou da saúde precisam estar atentos às normas da Anvisa e de Acessibilidade”, chamou a atenção o palestrante.

Segundo o arquiteto para o licenciamento de um projeto de estabelecimentos públicos existem várias etapas. Inicia com o visto no Crea-MT, o protocolo do projeto na Secretaria de Estado de Saúde, abertura de processo, análise de projeto para parecer favorável ou não. Em caso negativo o projeto é retornado ao interessado para readequações. Sendo aprovado são feitas duas cópias um fica com o interessado o outro na Vigilância Sanitária para liberação do alvará sanitário.

“É preciso ter a máxima clareza que se quer implantar. Isso ajuda imensamente o trabalho do profissional e da sociedade. Mede-se o grau de desenvolvimento de um país quando se respeita as minorias e, seguir esses procedimentos garante isso”, avalia José Roberto.

CREA – O que é acessibilidade e as barreiras físicas e culturais foi o tema da segunda palestra do dia. Ministrada pelo Técnico em Edificações Givaldo Dias Campos, a palestra levou respostas, normas e conscientização à platéia formada em sua maioria por estudantes de arquitetura e engenharia. “Para se ter uma idéia da relevância do nosso trabalho os dados mostram que 70% dos acidentes domésticos acontecem com idosos. Isso porque não projetamos casas acessíveis aos usuários”.

O evento também contou com a participação do vereador de Cuiabá Toninho de Souza, do organizador do Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso, Marcos Crepaldi e da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – Múta-MT.

*Rafaela Maximiano
Ascom-Crea-MT