Câmara de Vereadores do Acre recebe presidente do Confea e de Creas

16 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Atendendo solicitação do vereador Ricardo Araújo (PT), a mesa diretora da Câmara de Rio Branco abriu espaço no pequeno expediente da sessão de ontem aos engenheiros. O presidente da Casa, vereador Jessé Santiago (PSB), deu boas vindas aos visitantes e afirmou que a ida de todos à Câmara é uma honra à instituição.

Estiveram presentes à sessão o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Marcos Túlio; o presidente do Crea do Mato Grosso, Tarciso Bassan; o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre, Tião Fonseca e o presidente do Crera-Acre, Amarildo Piheiro.

Marcos Túlio e Tarciso Bassan, além de outras personalidade da engenharia brasileira vieram a Rio Branco prestigiar a posse de Amarildo Pinheiro e de Tião Fonseca, que realizadas ontem à noite na Casa da Indústria e aproveitaram para fazer o lançamento do II Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável,marcado para março de 2010. A posse de João de Deus na presidência da Associação dos Engenheiros também aconteceu ontem.

O presidente do Confea, Marcos Túlio, reeleito para dirigir a instituição por mais três anos, afirmou que Rio Branco se encontra em pleno crescimento e a engenharia participa, ativamente, desse processo.

Ele desejou boa sorte ao novo presidente do Crea-Acre, Amarildo Pinheiro e ao presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre, Tião Fonseca e agradeceu a atenção dispensada pelos vereadores, especial a mesa diretora.

O vereador-engenheiro Ricardo Araújo ocupou a tribuna para falar sobre a importância da engenharia ao processo de desenvolvimento social, econômico e cultural do Acre, do Brasil e do mundo. A história da Engenharia, segundo ele, confunde-se com a história da própria humanidade e teve início há cerca de sete milhões de anos.

No Brasil, as atividades de profissionais especializados teve início no próprio descobrimento, ocasião em que foram utilizados conhecimentos de engenharia naval, de astronomia, de matemática, de cartografia, de medicina, dentre outros, para conduzir a frota de Cabral até nossas praias.

Com o advento da descoberta de minerais como o ouro, as atividades relacionadas com a geologia e a engenharia de minas foram intensificadas.

Com a vinda da família imperial para o Brasil em 1808, o conhecimento foiincrementado pela existência de diversos tipos de profissionais na comitiva. Logo em seguida foram criadas as primeiras escolas técnicas na colônia.

Até por volta de 1900, o exercício profissional era livre no país, mas a partir dessa data, o governo se viu pressionado a elaborar legislações que visavam exercer controle sobre determinadas atividades profissionais, tentando limitar o exercício ilegal de algumas profissões.

Assim, a primeira profissão a ser regulamentada foi a de Engenheiro Agrimensor. Em 1933, regulamentou-se as profissões de Engenheiro Agrônomo e Engenheiro Civil. Nesse ano foi também criado o Sistema Confea-Creas.

*Redação/Antonio Muniz
redacao@folhadoacre.com