Fec-MT realiza whokshop sobre habitação

13 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A Federação das Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea no Estado de Mato Grosso (Fec-MT), realiza na próxima semana, dias 16, 17 e 18 de março, no plenário do Crea-MT “Rubens Paes de Barros Filho”, o “Workshop Elaboração de Planos de Habitação de Interesse Social”. O objetivo é preparar os profissionais mato-grossenses para a elaboração de planos de habitação.

De acordo com o presidente da Fec-MT, Engenheiro Civil Juares Silveira Samaniego, faltam profissionais no estado que apresentem soluções para os problemas da habitação. “O déficit habitacional brasileiro é da ordem de 7,9 milhões. Em Mato Grosso, a falta de moradias chega a 108 mil residências, sendo 78 mil na zona urbana e 30 mil na zona rural. Somado a essa carência existe o problema das moradias inadequadas, ou seja, que não possuem nenhum item de infra-estrutura como, por exemplo, banheiro ou energia elétrica. Precisamos capacitar nossos profissionais para que eles elaborem planos de habitação e encontrem soluções”, justificou.

Juares disse ainda que o Estado e os municípios devem fazer o Plano de Habitação, principalmente, pelo contexto social incluso nele. No curso, segundo o engenheiro, serão abordados metodologias para a elaboração dos projetos habitacionais. “É um dos pré-requisitos para que Estados e municípios brasileiros possam acessar os recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social”, explicou.

O Plano de Habitação dá novas perspectivas de planejamento habitacional de forma organizada em todo o Brasil. Na opinião do presidente da Fec-MT “os gestores públicos precisam focar também, a administração na resolução dos problemas e dos déficits habitacionais”.

O evento contará com a participação da coordenadora do Núcleo Especial de Apoio ao Plano Diretor Participativo em Mato Grosso, Rita Chiletto. Ministrarão o curso Flávio Henrique Ghilard, Kazuo Naxano e Rosana Denaldi. O evento conta com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, Entidades Associadas à Fec-MT e apoio do Crea-MT e Mútua-MT.

Outras informações pelos telefones: Assessoria de Imprensa – 3315-3027 / 9974-2686, Organização 9258-8358.

Confira a Programação e os currículos dos professores:

Segunda-feira (16.03)
Horário: das 8h às 10h15 (intervalo) / 10h30 às 12h / 13h30 às 16h (intervalo) / 16h15 às 18h

– Apresentação do Curso
– SNH – Política e Sistema Nacional de Habitação e Plano Nacional de Habitação. Palestrante: Kazuo Nakano
– Diagnostico – Déficit Habitacional (FJP – CEM/CEBRAP). Palestrante: Flavio Ghilardi
– Diagnostico – Assentamentos precários e Dimensionamento das necessidades. Palestrante: Rosana Denaldi
Terça-feira (17.03)

– Diagnostico: Inserção Regional, Condições institucionais e administrativas, Marcos legais e regulatórios, Articulação do PLHIS com o Plano Diretor, Articulação do PLHIS com o PEHIS e Oferta Habitacional. Palestrantes: Rosana Denaldi e Flavio Ghilardi.

– Diagnostico: Metodologia participativa para elaboração do PLHIS/PEHIS. Palestrante: Flavio Ghilardi.
– Trabalho em Grupo – Plantão de Dúvidas

Quarta-feira (18.03)

– Estratégia de Ação: Linhas de ação, estratégias e programas financiamento, previsão de receitas e cenários. Monitoramento e Avaliação. Palestrantes: Rosana Denaldi e Kazuo Nakano.

– Avaliação do Curso