Sistema de dados financeiros sobre Confea/Crea é meta da CCSS

6 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema Confea/Crea (CCSS) planeja criar um sistema de importação e compilação de dados financeiros, contábeis e administrativos dos Creas para a formação de um banco de dados que, entre outras aplicações, facilitará auditorias remotas em todo o Sistema, informa o coordenador da comissão, conselheiro Federal Etelvino Freitas. O sistema, batizado de Findata, será um dos principais itens discutidos na próxima reunião da comissão, marcada para os dias 11, 12 e 13 de março.

Outro ponto que os integrantes da comissão planejam trabalhar em 2009 é a divulgação do conceito de Crea-tipo, que diz respeito à estrutura mínima que um Crea deve ter para funcionar adequadamente. “O Crea-tipo deve ter gerentes de registro de cadastro, advogado, contador, fiscais, pessoal de apoio às câmaras especializadas, independentemente do tamanho do Crea”, informa Etelvino.

Ele diz que algumas Unidades da Federação não possuem atividades econômicas suficientes para sustentar essa estrutura mínima que o Crea deve ter, mas que é importante a presença do Conselho em todos os estados brasileiros. Então, o Confea tem prestado auxiliado financeiro a alguns conselhos regionais. “O Sistema se expandiu ao longo da história e é importante que esteja presente também nesses locais, servindo à sociedade e ao profissional”, declara.

A CCSS também quer investir em capacitação de gestores e conselheiros dos órgãos do Sistema, em manuais de procedimentos e em padrões e manuais de auditorias remotas e institucionais. Nesse aspecto, particularmente, a comissão planeja criar uma controladoria-geral para os Creas, para que atos administrativos sejam corrigidos antes de serem identificados nas auditorias, funcionando como uma instância preventiva. E, por fim, o saneamento das finanças do Sistema também preocupa Etelvino, principalmente nas áreas previdenciária e de Fazenda Pública.

Segundo a resolução 1015/2006 do Confea, que aprova o regimento do Conselho Federal, a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema tem por finalidade zelar pelo equilíbrio administrativo-financeiro, propondo ações voltadas para a sustentabilidade do Sistema Confea/Crea.

Integram a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema os seguintes conselheiros federais: Eng. Etelvino Freitas, Eng. José Clemerson Batista, Eng. Gracio Paulo e a Técnica em Meteorologia Maria Luiza Possi. Assistente da comissão: Adv. Polyana Zeller.

*Por Thiago Tibúrcio
Equipe de Comunicação do Confea