CONP tem agenda concorrida em março

2 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nos últimos anos, o interesse das Instituições de Ensino Superior e de Entidades de Classe em ter representantes junto ao Sistema Confea/Crea tem aumentado o volume de trabalho da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), do Confea, para onde os pedidos são enviados e analisados para posterior encaminhamento ao plenário federal.

“Este ano, especialmente em março, nosso trabalho será intensificado”, afirma a conselheira federal Ana Karine (Crea-PI), coordenadora da Conp, diante dos documentos enviados por 30 interessados – 30% deles de Entidades de Classe e 70%, de IES, que precisam ser analisados a tempo de entrar na pauta da sessão plenária do Confea marcada para maio.

“A análise apurada demanda tempo”, constata Karine que lembra “a homologação das Entidades de Classe para ter representantes nos plenários regionais atende a Resolução 1018, do Confea, que exige, entre outros critérios, a comprovação da atuação da entidade durante três anos, seja através de atas ou periódicos, por exemplo. As IES têm o direito assegurado, desde que tenham feito a solicitação ao Crea”.

A homologação terá impacto na composição dos plenários dos Creas em 2010 e as novas entidades e instituições de ensino superior aprovadas vão se somar às 200 já existentes no Sistema.

Creas têm até 31 de março para enviar projetos para o Prodafisc

Mas não é só a CONP que tem trabalho intenso em março. Até o dia 31, os Creas interessados nos recursos do Prodafisc (Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Fiscalização dos Creas), precisam enviar seus projetos à comissão. Cerca de R$ 2.500 milhões estão disponíveis para compra de equipamentos e preparação de pessoal para o trabalho de fiscalizar obras, serviços e empreendimentos.

Para facilitar a elaboração dos projetos, dois representantes de cada Crea estarão reunidos em Brasília, na sede do Confea, nos dias 12 e 13 de março, com os integrantes da Conp, da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), Auditoria e Apla (Assessoria de Planejamento). “Queremos orientar sobre a montagem e encaminhamento dos projetos”.

Ainda dentro da área de fiscalização e dando continuidade a um trabalho que se desenvolve desde 2007, fiscais de sete estados (AL, AP, CE, MA PE, RO e RR) e do Distrito Federal terão encontros locais para a troca de experiência – com exemplos apresentados por Creas onde o uso do GPS e do Palm facilitam o trabalho – e ajustes de padrões para fiscalização. Na reunião que a CONP realiza de 4 a 6 de março, serão definidas as datas desses encontros promovidos pelo Confea para 2009.

A implantação do Livro de Ordem nas obras e serviços para complementar os registros feitos nas antigas “cadernetas de obras” é outro tema que pontua a agenda da Conp.
Karine diz que a vantagem do livro é que exige a presença e assinatura diária do responsável pela obra, ao contrário da caderneta. “Isso vai ajudar na formação do acervo técnico dos profissionais e no trabalho de fiscalização dos Creas”, informa a conselheira.

*Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea