Crea Mato Grosso adere campanhas: “Abril Verde e Azul”
17 de abril de 2023, às 14h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Em prol da Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trabalho, além do Autismo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), abraçou as campanhas: Abril Verde e Azul. Para o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, é muito importante aderir causas como essas, que tem como principal objetivo conscientizar e salvar vidas, além de alertar.
“O Crea-MT desenvolve campanhas dessa natureza todos os meses. Muitas surtem efeitos por serem propagadas não só entre os funcionários e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, mas também ao serem disseminadas na sociedade civil organizada de modo geral”, disse Samaniego.
Para a gerente de Logística do Crea-MT e coordenadora de Campanha, Adriana Imbriani, este mês é uma campanha conjunta. “O Abril Verde, por exemplo, propõe a participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Já para a cor Azul, a meta é estabelecer conhecimento a respeito do autismo para toda a sociedade. E mostrar essa conscientização aos colaboradores do Crea-MT e aos profissionais do Sistema, que ao entrarem no atendimento irão deparar com nosso banner informativo, além da fachada do prédio que ficara iluminada durante a noite”, detalhou Adriana.
Abril Verde- De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada por Distribuição Geográfica dos Acidentes de Trabalho (CAT), em 2020, aproximadamente 10,6 mil acidentes de trabalho foram registrados em Mato Grosso. Desses números, uma média de 1,7 mil são do município de Cuiabá. Já no Brasil, foram constatados 446,9 mil casos, também segundo o IBGE.
Abril Azul – A Campanha foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e traz que abril é o mês de conscientização sobre o autismo e visibilidade ao TEA, que é Transtorno do Espectro Autista. Através da campanha Abril Azul, várias ações são desenvolvidas ao redor do mundo para envolver a comunidade no assunto. A cor azul foi escolhida pelo fato, ainda não explicado cientificamente, de que o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas.
Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)