Crea-MT ministrou palestra com tema: Soluções focadas na fase da construção, Sistema Confea/Crea e Crea Jr

25 de abril de 2023, às 14h14 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A palestra: “Soluções focadas na fase da construção, Sistema Confea/Crea e Crea Júnior” realizada no mês de abril, na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Nova Xavantina, foi conduzida pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego.

Voltada para acadêmicos do curso de Engenharia da Unemat e profissionais do Sistema do município de Nova Xavantina, o encontro teve como objetivo abordar as duas principais áreas em que as tecnologias atuais atendem: execução da obra, colaboração digital e integração back office. “Na execução da obra, entre os desafios que as empresas de engenharia e construção enfrentam na execução da obra, frisamos a baixa produtividade, atraso na entrega de materiais, prevenção de acidentes, entre outras questões”, esclareceu Juares. Ao explanar sobre o uso da tecnologia para sanar esses problemas, apontou que são necessárias ferramentas focadas nas seguintes atividades: produtividade em campo, monitoramento da segurança, controle da qualidade.

Muitas das soluções atuais ajudam a acompanhar o trabalho na obra em tempo real, a exemplo de ferramentas que auxiliam as empresas com o acompanhamento de possíveis incidentes na obra, ou enviam alertas de segurança. Além disso, por meio de GPS, algumas soluções providenciam imagens e acompanhamento em tempo real da qualidade da execução do projeto.

Colaboração digital

“É comum que os profissionais envolvidos em projetos de engenharia e construção não estejam sempre juntos. Por isso, muitas vezes fica difícil estabelecer uma comunicação alinhada entre todas as partes, é nesse sentido que as ferramentas de colaboração digital são úteis. Por meio do compartilhamento de informações online nas diferentes fases do projeto, as soluções desta área atuam em atividades como gestão de contrato e de documentos, pois possibilitam a atualização de requerimentos de contrato ou lista de pedidos, incluindo informações relevantes sobre a comunicação com o cliente, além gestão de performance. Com essas ferramentas, gestores podem coletar informações sobre o andamento da obra e compartilhar em tempo real com os outros colaboradores do projeto por meio dessas soluções focadas no armazenamento e no acompanhamento das modificações dos documentos relacionados ao projeto”, disse o eng. civil.

A diretoria financeira do Crea-MT explicou aos presentes que o exercício e as atividades da Engenharia, Agronomia e das Geociências, em que a autarquia verifica, fiscaliza, regulamenta e aperfeiçoa tem como objetivo zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, com base nos princípios éticos profissionais.

Com relação ao Crea-MT, salientou-se que o Crea-MT é uma entidade autárquica dotada de personalidade jurídica de direito público, que constitui serviço público federal, com sede e foro em Brasília-DF e jurisdição em todo território nacional. Sua estrutura básica é responsável pela criação de condições para o desempenho integrado e sistemático das finalidades do Conselho Regional, sendo composta por órgãos de caráter decisório ou executivo, como: plenário, câmaras especializadas, presidência, diretoria e inspetorias.  Sobre o Crea Júnior, Marciane, que é coordenadora da Comissão do Crea Júnior de Mato Grosso, destacou que o propósito é de implementar e fomentar em âmbito estadual as ações direcionadas aos futuros profissionais e recém-graduados das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, e, que o programa é organizado através de suas comissões, formada por conselheiros eleitos na primeira plenária do ano.

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)