CONP priorizará ações para uniformizaçao do Sistema

30 de janeiro de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Brasília, 30 de janeiro de 2008

Em 2009, quem coordena a Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (CONP) são as mulheres. No caso, a arquiteta e urbanista Ana Karine Batista de Sousa, como coordenadora, e a arquiteta Ângela Canabrava Buchmann, como coordenadora adjunta. Com experiência nessa Comissão, na qual já atuou como coordenadora adjunta na gestão passada, Ana Karine afirma que se identifica com o trabalho realizado nela, porque não envolve subjetividades. “Na CONP, sugerimos normas e as aplicamos, com objetivo de buscar a uniformidade do Sistema”, explicou a coordenadora.

Levando em conta a diversidade regional e as peculiaridades de cada Crea, a CONP busca padronizar e uniformizar procedimentos no âmbito de todo o Sistema Confea/Crea, incluindo a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais. Nesse sentido, Ana Karine destaca quatro grandes projetos que estão em andamento.

Um deles é o Projeto ART e Acervo Técnico que, entre outras ações, vai uniformizar a forma de recolhimento da ART em todo o país, inclusive formando um banco de dados único com a informação dos profissionais que atuam nos Estados e das obras que estão sendo realizadas. Saiba mais sobre o Projeto ART. Outra ação é a implantação de medição e arbitragem no âmbito dos Creas, com o objetivo de criar uma primeira instância de julgamento entre profissionais e clientes, na busca de um possível acordo entre eles, evitando o volume de processos de ética em andamento no Sistema.

Também estão em andamento o projeto DITI, que busca a integração do Sistema Confea/Crea por meio de uma série de ações, como a implantação de videoconferência, e o Sistema de Informações Confea/Crea (SIC). A partir do recadastramento de todos os profissionais do Sistema e da implantação de uma carteira profissional de âmbito Nacional, o SIC foi alimentado e hoje consiste num banco de dados com informações de todos os profissionais.

Conforme Karine, este ano a CONP trabalhará pela organização do Sistema Confea/Crea. “Em função da demanda de todo o Sistema, trabalharemos com normativos”, ressaltou ela. Nesse sentido, o foco do trabalho no primeiro semestre estará sobre o Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Fiscalização dos Creas (Prodafisc). No segundo semestre, os esforços serão empregados em normatizar a renovação do terço dos Creas.

Composição da CONP
Coordenadora: arq. urb. Ana Karine Batista de Sousa (PI)
Coordenadora Adjunta: arq. Ângela Canabrava Buchmann (PR)
– Eng. têxtil Modesto Ferreira dos Santos Filho (RN)
– Eng. civ. Idalino Serra Hortêncio (GO)

*Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea