Crea-MT ministra palestra sobre “Sistema Confea/Crea, Crea Júnior e Mútua” e “Atribuição profissional” para acadêmicos de engenharia

28 de abril de 2023, às 14h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) conduziu palestra terça-feira, 25/04, sobre “Sistema Confea/Crea, Crea Júnior e Mútua” e “Ensino e Atribuição Profissional” para acadêmicos de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de Cuiabá.

O evento que foi ministrado pelo presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, e a diretora financeira da autarquia eng. civil Marciane Prevedello Curvo, teve como objetivo fomentar o diálogo entre a entidade e as instituições de ensino das modalidades inseridas no Regional Mato-grossense.

Durante discurso de abertura, Juares agradeceu a participação de todos os presentes e salientou que essa proximidade busca fomentar a atuação profissional ética para assegurar a sociedade, sendo assim benéfica para todas as partes envolvidas.

Na explanação, a eng. civil Marciane destacou a importância do registro dos cursos do Sistema Confea/Crea e o funcionamento do Crea-MT. Explicou, também, que a estrutura básica da entidade autárquica dotada de personalidade jurídica de direito público e que constitui serviço público federal, é responsável pela criação de condições para o desempenho integrado e sistemático das finalidades do Conselho Regional.

Na oportunidade Marciane falou da   importância da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso e os benefícios da Mútua-MT. “Consideramos ela um braço social do Sistema, com profissionais filiados aos Creas, ou seja, uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Confea. Através dela que o profissional tem os benefícios, como previdência complementar, com resultados muito melhores do que encontrará em qualquer banco. Conforme autorização legal, o objetivo da instituição é oferecer planos aos associados para benefícios sociais, presidenciais e assistenciais, de acordo com a disponibilidade financeira do profissional”, detalhou a diretora financeira.

Com relação a atribuição profissional, o presidente Juares detalhou que vezes o futuro engenheiro   chega até a faculdade “achando” que o conselho não ajuda o profissional, que só arrecada. O conselho dá atribuição, por ser profissional e fiscaliza o exercício ilegal da profissão.  Ele abre mercado ao engenheiro na hora que vai fiscalizar uma obra, que pode deparar com uma falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que é um contrato feito com o proprietário daquela obra. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção, e sim, a existência de um técnico habilitado no local”, disse Juares.

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)